“Temos que respeitar o tempo de Ratinho”, diz Moro sobre alianças em 2026

2 Min de leitura
Foto: Divulgação

Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (26), no Hotel Pestana, em Curitiba, o senador Sergio Moro (União Brasil) comentou sobre sua relação política com o governador Ratinho Junior (PSD) e sobre os desafios internos da federação União Brasil–Progressistas para as eleições de 2026.

Ao ser questionado sobre uma possível aliança futura com o governador, Moro afirmou que tem mantido conversas, mas ressaltou que a decisão sobre o processo sucessório cabe exclusivamente a Ratinho Junior. “Temos que respeitar o governador e o tempo dele. Ele vai tomar uma decisão sobre a sucessão no momento que considerar adequado. Inclusive, trabalha eventualmente para uma candidatura presidencial, e temos que respeitar esse movimento”, declarou.

O senador defendeu ainda a união das forças de direita e centro-direita no Paraná, argumentando que a divisão poderia abrir espaço para o avanço do PT no estado. “O que queremos é uma união da direita e da centro-direita no Paraná. Se estivermos divididos, o PT vence, seja diretamente ou por meio de um candidato apoiado. Isso pode trazer de volta invasões, crescimento da criminalidade e deterioração institucional”, disse.

Federação União-Progressistas

Questionado sobre a relação entre União Brasil e Progressistas dentro da federação, Moro admitiu que ainda há pontos a serem construídos, citando a pré-candidatura da ex-governadora Cida Borghetti pelo PP. “Ninguém é candidato a si mesmo. Temos as convenções no próximo ano e há espaço para construir. A federação União-Progressistas é uma grande força política no país e isso traz estabilidade”, destacou.

Ele também mencionou a proximidade com lideranças da sigla, como o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e o presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, além de elogiar a atuação da deputada estadual Maria Victória, presidente do PP no Paraná. Sobre a relação com o deputado federal Ricardo Barros, Moro resumiu: “É uma relação cordial, normal”.

Compartilhe o artigo