Vereador quer fila VIP para advogados e corretores nas repartições públicas de Curitiba

2 Min de leitura
Foto: XV Curitiba

Se você é daqueles que encara uma senha nas repartições públicas com paciência, prepare-se: pode ser que em breve tenha companhia “VIP” furando a fila. Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba propõe atendimento prioritário para advogados e corretores de imóveis nos órgãos públicos da cidade.

A proposta é do vereador Bruno Rossi (Agir) e prevê que os dois grupos profissionais tenham preferência no atendimento, desde que apresentem seus registros na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). O benefício seria válido apenas durante o exercício da profissão, mas já é suficiente para abrir espaço para a discussão sobre quem deve ou não ter prioridade nas filas.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que advogados e corretores exercem atividades que exigem agilidade e precisão, muitas vezes com prazos que não permitem demora em processos administrativos e negociações imobiliárias. Rossi também destacou que a medida se aplicaria não só ao Executivo e Legislativo, mas também às concessionárias de serviços públicos sob responsabilidade do município.

O projeto foi protocolado no dia 4 de julho e já recebeu a instrução da Procuradoria Jurídica da Câmara. Atualmente, tramita pelas comissões temáticas antes de ser votado em plenário. Caso receba aprovação dos vereadores e seja sancionado pelo prefeito, a lei passará a valer 180 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município.

Enquanto isso, os cidadãos comuns seguem na fila, aguardando para saber se vão dividir espaço com mais uma categoria com passe livre nos balcões de atendimento da capital.

Compartilhe o artigo