Empresa brasileira foi citada por uma das maiores referências globais do setor
Em reconhecimento ao potencial disruptivo, à inovação técnica e à qualidade de entrega, a startup brasileira Starya AI foi recentemente listada como alternativa competitiva à Hippocratic AI, empresa avaliada em US$1,6 bilhão, conforme dados do CBInsights. Esse marco demonstra que a empresa já ultrapassou etapas iniciais de validação de mercado, sendo comparada a empresas de ponta — não como coadjuvante, mas como rival real.
“A Hippocratic AI está focada em modelos de linguagem especializados para saúde, com ênfase em segurança, credibilidade clínica e agentes que interagem com pacientes em tarefas não diagnósticas. O setor de saúde + IA exige níveis altíssimos de rigor: precisão, confiabilidade, privacidade, conformidade regulatória. Não basta ter modelo potente, é necessário prová-lo clinicamente, ganhar confiança de médicos, instituições de saúde e pacientes. Para nós essa comparação é muito importante, pois significa que estamos no caminho certo”, avalia Fabio Tiepolo, CEO da Starya AI.
A Starya AI utiliza o Nebula Engine, abordagem similar ao modelo RAG (Retrieval-Augmented Generation), em que a IA não apenas “lembra” do que foi treinada, mas consulta bases de dados atualizadas e seguras, como documentos internos, legislações e sistemas jurídicos. O objetivo é garantir uma geração de conteúdo com rastreabilidade e menor risco de respostas baseadas em suposições.
Embora os avanços sejam promissores, questões como viés algorítmico ou imprecisões ainda demandam cuidado. Para mitigá-los, a StaryaAI criou a solução Nebula Safety, que adota o modelo Human-in-the-Loop como padrão: toda saída da IA é revisada por profissionais humanos, com rastreabilidade total de quem interagiu com o sistema e em que momento.
A empresa vem chamando a atenção do mercado e a promessa para 2026 é alcançar novos setores, continuar sendo referência e democratizar ainda mais o acesso às inteligências artificiais no país. “Nossa meta é ir além da saúde, hoje atendemos também o mercado de seguros e algumas fintechs, mas queremos chegar a todo o Brasil, democratizar o uso da Inteligência Artificial é importante, por isso em breve teremos soluções mais acessíveis para pequenas e médias empresas”, completa o CEO.
Sobre a Starya AI
Fundada em 2024, a StaryaAI tem como objetivo capacitar organizações e auxiliá-las a transformar suas operações com inteligência artificial avançada, proporcionando eficiência, personalização e acessibilidade em cada atendimento. Para mais informações, acesse: https://starya.ai/.




