As fortes chuvas que atingiram Curitiba na manhã desta segunda-feira (22) foram acompanhadas por rajadas de vento e descargas elétricas, provocando transtornos em diversos bairros da cidade. O Caximba foi a região mais afetada, com registro de 17,7 milímetros de precipitação até 7h30, segundo o boletim da Defesa Civil de Curitiba.
Outros bairros também tiveram índices significativos: Boqueirão (14 mm), Santo Inácio (12,3 mm), Pinheirinho (11,2 mm) e Portão (10,8 mm). Além do grande volume de água, moradores enfrentaram quedas de árvores e falta de energia elétrica em diferentes pontos da capital e da Região Metropolitana.
Até 7h30, a Defesa Civil contabilizou 57 quedas de árvores em 34 bairros. Para auxiliar famílias atingidas, foram distribuídas lonas de proteção nos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão e Cajuru. Entre as regiões mais afetadas pela falta de energia elétrica estão Pinheirinho, Cajuru, Cristo Rei, Hauer e Boqueirão. No Cajuru, moradores também relataram dificuldades de conexão com a internet.
Apesar dos transtornos, não houve registros de alagamentos ou desabrigados em Curitiba. No entanto, a Defesa Civil do Paraná mantém alerta moderado para risco de deslizamentos e enxurradas em áreas vulneráveis da região Leste do estado devido à atuação da frente fria. A orientação é que a população esteja atenta a sinais como rachaduras em paredes e pisos, infiltrações e movimentação do solo, acionando os órgãos competentes em caso de emergência.





