O governador Ratinho Junior volta a aparecer entre os principais candidatos do Brasil para desbancar o presidente Lula em 2026. Uma pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quinta-feira (18) mostra ele com 32% de votos, contra 44% de Lula num eventual segundo turno. Nesse cenário, a margem de branco/nulo está em 21%, o que mostra espaço para crescimento do candidato do PSD.
Segundo a Quaest, Ratinho Junior é o terceiro candidato mais competitivo, com distância menor para Lula do que a apresentada nos cenários com o clã Bolsonaro, nos quais o petista cresce nas intenções de voto. A pesquisa também aponta que o governador do Paraná pontua mais do que Ronaldo Caiado (31%) e Eduardo Leite (26%) nos cenários de segundo turno
Na disputa de primeiro turno, Ratinho Junior varia de 8%, no cenário com Jair Bolsonaro conseguindo disputar a presidência, a 16% das intenções de voto, com ele sendo o principal nome do campo da centro-direita ao lado de Eduardo Bolsonaro.
O governador do Paraná aparece acima de governadores de outros estados, como Ronaldo Caiado e Romeu Zema, e muito próximo de Ciro Gomes, um nome recorrente das eleições presidenciais e já conhecido da população
A rejeição de Ratinho Junior também é mais baixa do que outros candidatos apresentados na pesquisa, como Tarcísio de Freitas, Ciro Gomes, Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e do próprio presidente Lula, todos acima de 40%. Ele também ainda é desconhecido por 42% do eleitorado, o que mostra que a nacionalização do nome ainda pode render muitos votos.
A Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.





