O Santuário Santa Rita de Cássia passou a abrigar um acervo singular de fé: relíquias de primeiro, segundo e terceiro grau de São Carlo Acutis.
A relíquia de primeiro grau, que são fios de cabelo do santo, foi recebida em julho de 2025, por intermédio do Padre Fábio Vieira, que atuou como um dos postuladores do processo de canonização e é grande divulgador da devoção a Carlo no Brasil. Esses fios pertencem a Carlo, cujo corpo repousa no sepulcro do Santuário do Despojamento, em Assis, na Itália.
Além desta, o Santuário conserva também uma relíquia de segundo grau (um fragmento de roupa) e uma de terceiro grau (uma pétala de rosa retirada de seu primeiro túmulo antes da transferência para Assis, segundo relatos de fiéis, essas pétalas não murcham, permanecendo viçosas como se ainda estivessem no caule).
O sentido das relíquias para a fé católica
Na tradição da Igreja, as relíquias são classificadas em três graus:
-
Primeiro grau: partes do corpo do santo (em muitos casos, preservados de forma admirável, como Carlo, Santa Rita de Cássia, Padre Pio, entre outros);
-
Segundo grau: objetos de uso pessoal do santo (roupas, instrumentos de penitência, anéis, entre outros);
-
Terceiro grau: objetos que tocaram o corpo do santo
Além dessas, o local guarda relíquias da própria padroeira, Santa Rita de Cássia: um fragmento de osso e partes do hábito religioso.
A devoção ao jovem santo italiano ganhou força na comunidade a partir de setembro de 2024, após a visita do padre Fábio Vieira, um dos postuladores de sua canonização e responsável por difundir sua espiritualidade no Brasil.
Missas e visitas
A devoção a Carlo Acutis é celebrada mensalmente no Santuário. A Missa Devocional em honra a São Carlo Acutis acontece toda segunda sexta-feira do mês, às 19h, seguida pela exposição das relíquias para veneração dos fiéis. As próximas datas confirmadas são:
-
12 de setembro de 2025
-
10 de outubro de 2025
-
14 de novembro de 2025
-
12 de dezembro de 2025
O Santuário também prepara um espaço fixo e seguro para que uma das relíquias permaneça disponível à visitação diária nos horários normais de funcionamento.
O milagre no Brasil
O primeiro milagre reconhecido pelo Vaticano por intercessão de Carlo Acutis ocorreu no Brasil. Uma criança de Campo Grande (MS), portadora de uma rara doença congênita no pâncreas, foi curada após receber a bênção com uma relíquia do santo. O episódio foi determinante para sua beatificação, proclamada pelo Papa Francisco em 2020.
Ver essa foto no Instagram






