O evento, que será realizado pela primeira vez em dois finais de semana, nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro, tomará conta mais uma vez no Parque Barigui com três shows nacionais: Raça Negra, João Gomes e Israel & Rodolffo
Nesta quarta-feira (03), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, recebeu os organizadores da Oktober Curitiba para o lançamento simbólico da edição 2025 da festa consolidada como uma das mais queridas e esperadas do calendário cultural da capital paranaense. Pela primeira vez o evento será realizado em dois finais de semana, nos dias 18, 19, 25 e 26 outubro, com produção da Planeta Brasil Entretenimento, SevenX e GDO Produções. A Oktober, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, acontece mais uma vez no pavilhão de eventos do Parque Barigui – Centro de Exposições Positivo, reforçando sua identidade como um marco da cultura germânica em solo curitibano.
Depois de duas edições de sucesso absoluto, que reuniram dezenas de milhares de pessoas de diversas partes do Brasil, a organização decidiu ampliar a programação para acomodar o público crescente e valorizar ainda mais a rica herança cultural dos imigrantes alemães que ajudaram a moldar a identidade não só de Curitiba, como de todo o Sul do Brasil. Em 2025, a Oktober contará com shows do grupo Raça Negra, da estrela João Gomes e da dupla Israel & Rodolffo, além das bandas típicas germânicas e grupos de dança folclórica.
“Curitiba é a capital dos grandes eventos e a Oktober Curitiba traz entretenimento saudável, com segurança. Quero convidar todos os curitibanos para que venham e prestigiem”, destacou o prefeito. “Estarei lá na cerimônia de abertura para seguir a tradição e estourar o primeiro barril de chope”, brincou Pimentel, destacando também o trabalho dos empresários do setor do entretenimento e organizadores da Oktober Curitiba Patrik Cornelsen, Gian Zambon e Bruno Neves. “Com sua terceira edição, o evento se consolida como um dos maiores e mais importantes festivais culturais do Sul do Brasil, simbolizando o que Curitiba tem de melhor: organização, cultura, diversidade e hospitalidade”, celebrou Zambon.
Sobre a Oktober
Inspirada na badalada e mundialmente conhecida Oktoberfest de Munique, realizada na Alemanha, a Oktober Curitiba traz muito mais do que chope artesanal e pratos típicos da culinária alemã. Ela se firmou como uma celebração do encontro entre tradição e diversidade, reunindo descendentes de imigrantes, curitibanos de todas as origens e visitantes interessados em vivenciar uma experiência única de cultura, música, gastronomia e confraternização.
Como não poderia ser diferente, a festa contará com atividades e brincadeiras tradicionais, como serrar o tronco, beber o clássico chopp em metro e pregar pregos com agilidade, além da presença do casal Fritz e Frida. Na parte gastronômica, destaque para o chopp puro malte com sabores e aromas do tradicional chope alemão, o mesmo servido na Oktoberfest de Munique há mais de 200 anos; e para a ampla praça de alimentação com mix variado, opções deliciosas, como Joelho de Porco, Salsichão Suíno, Salsichão de Vitela e o Hot Dog Alemão.
Ingressos
Em 2025, o evento terá mais uma importante alteração em seu formato. Na hora da compra dos ingressos, que estarão disponíveis via Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br), o público pode escolher entre duas modalidades: “Dia” e “Noite”. O ingresso “Dia”, que dará acesso ao evento das 11h às 16h30, tem como foco as pessoas que quiserem curtir toda a parte tradicional da Oktober, com destaque para a gastronomia, brincadeiras, escolha da realeza, grupos de dança e bandas alemãs.
Já a modalidade “Noite”, válida a partir das 17h, dará direito a tudo aquilo disponível no ingresso “Dia” somado a um grande show nacional. “Quem compra o ingresso ‘Noite’ poderá passar o dia todo do evento, curtindo todas as atrações, do almoço até o show nacional. Já quem comprou o ingresso “Dia” poderá curtir toda a programação que vai até o final da tarde”, explicou Bruno Neves.
Festa oficial da cidade de Curitiba
Mais do que uma festa, a Oktober Curitiba se transformou rapidamente em um patrimônio dos curitibanos, fazendo parte do calendário oficial de eventos da cidade. Desde sua primeira edição, em 2023, a festa tem colaborado para fortalecer a cena artística e gastronômica local, além de movimentar significativamente a economia da cidade, com impacto direto nos setores de turismo, hotelaria, transporte e comércio. “A Oktober Curitiba não é apenas uma festa alemã realizada em Curitiba. É, hoje, uma expressão curitibana da convivência plural, da valorização das raízes, da economia criativa e do prazer em celebrar a vida em comunidade”, completou Patrik Cornelsen.
A terceira edição da Oktober Curitiba será realizada nos dias 18, 19, 25 e 26 outubro, no pavilhão de eventos do Parque Barigui – Centro de Exposições Positivo (Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio). Os ingressos estão disponíveis via Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br). Para acompanhar todos os detalhes e atualizações sobre o evento, com destaque para a divulgação das atrações e programação oficial, com datas dos shows, siga o perfil oficial da Oktober Curitiba no Instagram: @oktobercuritiba.





