O prefeito Eduardo Pimentel assinou na tarde desta sexta-feira (29/8) o decreto de nomeação da Comissão Municipal de Segurança no Trânsito. Eduardo Pimentel destacou a importância da integração entre os membros, as instituições públicas e a sociedade civil que fazem parte do Programa Vida no Trânsito, para garantir a segurança viária e reduzir as mortes.
“Vamos salvar vidas no trânsito e diminuir cada vez mais os acidentes em Curitiba e na integração viária com a região metropolitana. Nosso trabalho é integrado, com a união de todos e vamos buscar morte zero no trânsito”, ressaltou o prefeito durante a assinatura do decreto.
Vida no Trânsito
Desde o início do Programa Vida no Trânsito, em 2011, Curitiba registrou queda de 54,5% nas mortes no trânsito. Em 2011 foram 310 óbitos em acidentes e no ano passado 141.
A coordenação técnica e a gestão municipal do programa é compartilhada entre as secretarias municipais de Defesa Social e Trânsito, por meio da Superintendência de Trânsito, e da Saúde, com outros órgãos estaduais, instituições parceiras e a sociedade civil.
O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, destacou a importância de zerar as mortes no trânsito. “Muitos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de traumas graves provocados por acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas. A engenharia de trânsito, o nosso setor de fiscalização e sinalização, todos trabalhamos para salvar vidas” afirmou Pessuti.
O fundador e diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, enfatizou que o Programa Vida no Trânsito analisa e pesquisa a relação entre os fatores e as causas dos acidentes e destacou o trabalho de prevenção desenvolvido pela Escola Municipal de Trânsito e as ações conjuntas do Maio Amarelo para prevenção dos acidentes.
“O programa tem um papel fundamental porque ele busca esclarecer porquê o acidente aconteceu, se é uma questão de engenharia ou se é uma outra questão. Esse trabalho ajuda a mitigar os problemas que temos no trânsito, e o trabalho conjunto de todos nós contribui para redução das mortes no trânsito”, ressaltou.





