Padre é preso suspeito de abusar de adolescentes no Paraná

2 Min de leitura
Foto: PCPR

Um padre de 41 anos foi preso temporariamente na manhã deste domingo (24) em Cascavel, no oeste do Paraná. A ação foi realizada por policiais do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), que também cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do investigado.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação teve início em 16 de junho e já ouviu 11 pessoas. Entre elas, três vítimas foram formalmente identificadas: uma adolescente à época dos fatos e dois adultos. Segundo as apurações, o padre mantinha um padrão de comportamento considerado predatório desde 2010, quando ainda era seminarista, e usava de sua posição religiosa para se aproximar de jovens da comunidade.

As investigações apontam que ele atraía adolescentes em situação de vulnerabilidade social oferecendo dinheiro, presentes, viagens e convites para dormir em sua casa. A polícia também verificou possíveis irregularidades na gestão financeira da paróquia onde o religioso atuou até o fim de 2024, além de descobrir que ele mantinha um consultório para oferecer “terapias complementares”, praticando o exercício ilegal da medicina.

Outro fator que motivou a prisão temporária foi a insistência do padre em tentar entrar em contato com vítimas e testemunhas durante o andamento da investigação. O nome dele não foi divulgado.

A Polícia Civil informou ainda que, após o surgimento das primeiras evidências dos casos de abuso, o padre foi afastado das funções eclesiásticas no dia 14 de agosto. O caso segue em sigilo e novas informações não foram detalhadas.

 

Compartilhe o artigo