Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) aponta que 51% da população desaprova o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento foi realizado em oito estados que, juntos, representam 66% do eleitorado brasileiro.
Segundo os dados, a gestão petista tem avaliação positiva superior à negativa apenas na Bahia e em Pernambuco. Já em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, a maioria dos entrevistados afirmou desaprovar o governo.
No Paraná, o índice de desaprovação chega a 64%, colocando o estado entre os que apresentam maior rejeição ao presidente. Goiás lidera com 66%, seguido por São Paulo (65%), Paraná (64%), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (62% cada) e Minas Gerais (59%). Na outra ponta, a aprovação supera a desaprovação na Bahia (39%) e em Pernambuco (37%).
Este é o quinto levantamento consecutivo desde janeiro de 2025 em que a desaprovação do governo Lula supera a aprovação. Em maio, o índice negativo chegou ao maior patamar do ano, com 57%, contra 40% de aprovação. Na pesquisa mais recente, realizada em agosto, a desaprovação ficou em 51%, enquanto a aprovação atingiu 46%.
A sondagem ouviu 1.104 pessoas em Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco; 1.200 na Bahia; 1.404 no Rio de Janeiro; 1.482 em Minas Gerais; e 1.644 em São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais em São Paulo e de três pontos nos demais estados, com nível de confiança de 95%. Além disso, foi realizado um levantamento nacional com 2 mil entrevistados adicionais, totalizando 12 mil pessoas ouvidas.





