Ministério Público denuncia ex-vereador e mais cinco por escrituras falsas em cartório clandestino de Curitiba

1 Min de leitura
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), apresentou denúncia criminal contra seis pessoas acusadas de participação em um esquema ilegal ligado à atuação de um cartório clandestino na capital paranaense.

Entre os denunciados estão um ex-vereador, escreventes e uma ex-agente delegada de serviço distrital. A ação faz parte da Operação Tabelião, deflagrada para investigar práticas criminosas relacionadas à emissão de documentos falsos no centro de Curitiba.

De acordo com o MPPR, o grupo atuava utilizando de forma indevida a chancela do cartório oficial do distrito de Lagoa Verde, localizado no município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba. No local clandestino, eram lavradas escrituras ideologicamente falsas, caracterizando um funcionamento irregular e fraudulento do suposto cartório.

A denúncia apresentada aponta que os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e usurpação de função pública, todos em concurso material, ou seja, quando os crimes são praticados em conjunto, somando penas distintas para cada infração.

A Operação Tabelião segue sob responsabilidade do Gaeco, e o processo judicial agora aguarda o recebimento da denúncia pela Justiça.

 

Compartilhe o artigo