O Dia Nacional dos Motociclistas, celebrado neste domingo (27), marcou o início da Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas, que segue até o próximo sábado (2). As datas foram instituídas pela Lei Federal 15.006/2024, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do trânsito e reduzir o número de ocorrências envolvendo motocicletas.
No Paraná, os dados do Departamento de Trânsito (Detran-PR) revelam a importância do tema: dos 5.815.483 condutores com habilitação ativa no estado, 2.822.498 são habilitados em categorias que permitem conduzir motocicletas (A, AB, AC, AD e AE), o que representa 48,53% do total.
De acordo com o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, é fundamental que o motociclista seja tratado como prioridade nas políticas públicas de trânsito. “O motociclista precisa ser visto como prioridade nas ações preventivas, sejam elas de engenharia, educação ou fiscalização. Por isso estamos ampliando campanhas educativas e investindo em sinalização, com o objetivo de reduzir os sinistros, que ainda apresentam índices preocupantes de letalidade”, afirmou.
O Plano Estadual de Segurança no Trânsito (PETRANS-PR 2025-2030) aponta que, em 2023, 7,9 pessoas morreram por dia no Paraná em decorrência de lesões no trânsito. Sinistros envolvendo motocicletas ou triciclos foram responsáveis por 30,77% desses óbitos.
Os números reforçam a necessidade de atenção ao crescente número de motociclistas no estado. Em junho de 2024, o Paraná contava com 2.742.159 condutores com CNH nas categorias de moto. Em junho de 2025, esse número subiu para 2.822.498, um aumento de aproximadamente 3% em um ano. Desse total, 117.218 são permissionários, ou seja, recém-habilitados. Só no primeiro semestre deste ano, 42.830 paranaenses conquistaram sua primeira habilitação na categoria A.
Entre os veículos ativos registrados no estado, 1.734.064 são motocicletas, motonetas ou ciclomotores, o que demonstra a forte presença desse tipo de transporte na mobilidade urbana e nas atividades profissionais.
Para o chefe do Departamento Executivo de Habilitação do Detran-PR, Larson Orlando, o aumento de motociclistas reflete mudanças sociais e econômicas. “Esse crescimento pode estar relacionado à expansão urbana, ao aumento da população economicamente ativa e à busca por oportunidades de trabalho que exigem esse tipo de habilitação. O Detran-PR segue atento a essa realidade, investindo em planejamento, modernização dos serviços e ações educativas”, destacou.
A Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas segue até o próximo sábado com ações educativas em várias cidades do país.







