Humanização automática do texto: onde está a fronteira entre a máquina e o autor

7 Min de leitura

Ultimamente, estão ganhando popularidade serviços que visam eliminar os traços de IA no texto. A principal vantagem desses programas é a economia de tempo na humanização do texto. Mas, ao mesmo tempo, o texto humanizado sempre precisa de retoques, pois nem sempre transmite o significado necessário e compreensível para o público-alvo.

Como a IA aprende a copiar o estilo humano

Atualmente, os algoritmos de IA podem criar diferentes tipos de conteúdo que atendem às diversas necessidades do público-alvo. Podem ser trabalhos acadêmicos ou criativos. A IA simplifica o texto e economiza tempo, pois, por meio do aprendizado de máquina, é possível reescrever texto de forma que ele se pareça com um material criado manualmente por um ser humano.

A possibilidade de usar IA para escrever textos semelhantes aos humanos tem as seguintes vantagens:

  • economia de tempo. Os algoritmos de inteligência artificial pesquisam, inserem dados e editam textos, o que reduz o tempo gasto na redação manual;
  • personalização. Programas com algoritmos de IA permitem analisar dados do usuário para gerar conteúdo personalizado e relevante;
  • alta eficiência. A IA permite criar uma grande quantidade de conteúdo textual de alta qualidade com o estilo e o tom adequados ao material;
  • alta qualidade do conteúdo. A IA melhora a qualidade do conteúdo textual, verificando se há erros, inconsistências e plágio.

Além disso, o uso da IA melhora a legibilidade, identificando e corrigindo frases estranhas ou sentenças incompreensíveis. Isso permite melhorar a estrutura e a qualidade do conteúdo escrito.

Por que nem sempre basta um botão “reescrever”

Muitos programas modernos de trabalho com textos oferecem a possibilidade de humanizar o conteúdo criado com IA. No entanto, a simples reescrita automática do texto não é suficiente para satisfazer as necessidades do público-alvo. O uso exclusivo de um serviço de humanização de texto tem as seguintes desvantagens:

  • ausência de emoção e criatividade. O conteúdo é totalmente desprovido de emoção e criatividade na tomada de decisões. A IA não possui essa capacidade, portanto, a transmissão de emoções ou novas ideias é praticamente impossível;
  • não há controle de qualidade. Mesmo que o texto seja humanizado rapidamente, não há garantia de que a estrutura foi construída corretamente ou que não há erros gramaticais. De qualquer forma, será necessário tempo para revisão e correções;
  • dependência da automação. Embora a humanização automática do texto garanta a geração rápida de material parafraseado, a ausência de controle humano sobre os textos levará à falta de abordagem criativa na implementação de estratégias de SEO;
  • risco de perda de confidencialidade dos dados. Grandes volumes de processamento de dados podem causar preocupação com a integridade das informações do usuário.

Assim, a ferramenta de humanização de conteúdo textual é auxiliar. Ela deve ser usada como referência para saber como é um texto humano com emoção e criatividade.

Dicas para refinar o texto manualmente após a IA

É bastante simples refinar o texto manualmente após os algoritmos de IA. Para isso, é necessário levar em consideração as seguintes dicas:

  • sinônimos e palavras relacionadas. Essa abordagem tornará o texto mais único e diversificado;
  • uso de estilo coloquial. Essa técnica dará humanidade ao texto. Para isso, é necessário introduzir frases mais curtas e simples no texto. Assim, o texto ficará mais natural, graças ao que o conteúdo passará por todas as verificações da IA;
  • voce ativo. O uso da voz ativa garantirá a clareza e a precisão das frases. A voz ativa denota ação, o que torna o texto mais natural.

Assim, a implementação desses métodos garantirá a humanidade e a naturalidade do texto, o que aumentará sua qualidade e rápido reconhecimento nos mecanismos de busca.

Como evitar repetições e clichês

A ausência de construções repetidas e clichês é uma das características de um texto de qualidade. Além disso, esse tipo de conteúdo terá menos traços de IA. Para evitar construções repetidas, os autores precisam:

  • alterar a estrutura do texto e das frases. Altere a sequência de palavras e frases nas seções do material, tornando o texto mais original;
  • evitar padronização. Não faça todos os textos seguindo um modelo, tente torná-los únicos uns dos outros;
  • reescrever. Altere as palavras nos textos, escolha sinônimos ou palavras relacionadas.

Dessa forma, esses métodos irão melhorar e diversificar o conteúdo criado, tornando-o único e compreensível para o público-alvo.

O papel da empatia e da entonação em um texto “humano”

A empatia e a entonação desempenham um papel importante em um texto “humano”. Com a ajuda desses recursos, é possível obter expressividade, receptividade e emocionalidade do conteúdo. Esse tipo de texto ajuda a transmitir o significado, as emoções e as intenções. A entonação pode transmitir uma ampla gama de emoções. Também é possível expressar entonacionalmente um pedido, uma ordem, uma dúvida, uma certeza e outros estados emocionais.

Fatores importantes a serem considerados

Em um texto “humano”, a ênfase entonacional de uma ideia ou outra no texto desempenha um papel importante. Para transmitir emoções, são utilizadas várias abordagens linguísticas e estilísticas. Isso inclui o uso de metáforas e sinais de pontuação, que permitem alterar o ritmo da fala, o estilo da fala e outras características.

Assim, as alterações feitas no texto após a IA devem torná-lo mais emocional e simples, para que não seja necessário se preocupar com a presença de vestígios de IA no texto. A humanização de textos requer certas habilidades, prática e consciência. Compreender como funcionam os algoritmos de IA permite aos autores tornar o texto expressivo e natural – esse tipo de conteúdo é aceitável para os mecanismos de busca e para o público-alvo, satisfazendo assim as necessidades dos leitores.

Compartilhe o artigo