A manhã desta terça-feira (8) começou com transtornos para quem precisava embarcar ou desembarcar em Curitiba. Devido ao forte nevoeiro que atinge a capital paranaense e a Região Metropolitana, mais de 21 voos foram cancelados no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
Segundo a CCR Aeroportos, concessionária responsável pela administração do terminal, a baixa visibilidade inferior a 50 metros impossibilita a realização de pousos seguros, mesmo com o sistema ILS (Instrument Landing System) em pleno funcionamento. A condição meteorológica afeta diretamente as operações de voo, que dependem de visibilidade mínima para aterrissagens, mesmo com suporte de equipamentos de navegação aérea.
Os primeiros cancelamentos ocorreram logo nas primeiras horas do dia, a partir das 5h. Até o momento, mais de 1,5 mil passageiros foram impactados pelos cancelamentos. O terminal permanece fechado para pousos, e os passageiros com voos programados nesta terça-feira são orientados a entrar em contato com suas companhias aéreas para informações atualizadas.
O fenômeno meteorológico é caracterizado pela formação de neblina densa, que limita a visibilidade nas primeiras horas do dia. O Simepar também registrou temperaturas baixas em Curitiba, com mínima próxima a 6 °C, o que contribui para a formação do nevoeiro.







