Curitiba amanheceu coberta por um denso nevoeiro nesta terça-feira (8), com a mínima registrada de 6,1 °C, segundo dados do Simepar. Desde as primeiras horas da manhã, a paisagem encoberta e a visibilidade comprometida chamaram a atenção dos moradores da capital paranaense, que rapidamente passaram a registrar vídeos e fotos da cidade encoberta e compartilhar nas redes sociais. A neblina foi especialmente intensa nos bairros mais altos e em regiões próximas a áreas verdes, dando um tom cinematográfico à rotina matinal dos curitibanos.
O fenômeno meteorológico que transformou o visual da cidade é resultado de uma combinação típica do inverno na região Sul: ar frio, alta umidade e noites mais longas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o nevoeiro é formado por minúsculas gotículas de água suspensas no ar que reduzem a visibilidade para menos de um quilômetro.
“Ele ocorre devido à condensação do vapor d’água próximo à superfície terrestre, geralmente quando a temperatura do ar diminui e atinge a temperatura do ponto de orvalho – temperatura na qual o ar precisa ser resfriado, a pressão constante, para que o vapor d’água nele presente comece a se condensar, formando as gotículas”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Se a visibilidade for maior do que um quilômetro, mas a nitidez da visão ainda estiver prejudicada por partículas de umidade, ao invés de nevoeiro, o fenômeno é chamado de névoa. Ambos são mais frequentes no outono e inverno, pois esses períodos apresentam noites mais longas e frias, o que facilita o resfriamento do ar e o aumento da umidade relativa, favorecendo a formação do nevoeiro.
A clássica expressão “neblina que baixa, sol que racha” nem sempre se aplica. “Na maioria das vezes o nevoeiro se dissipa e o sol predomina. Porém, nas regiões serranas o nevoeiro, ao invés de dissipar, pode evoluir, subir e deixar o céu encoberto, mas sem a restrição de visibilidade na superfície”, afirma Kneib.
A previsão para o restante do dia ainda aponta tempo estável e frio nas primeiras horas, com possibilidade de sol ao longo da tarde. A recomendação para os motoristas é de atenção redobrada enquanto houver restrição de visibilidade.
Ver essa foto no Instagram







