Estudante da UFPR é homenageada após falecer aos 21 anos por câncer raro

2 Min de leitura
Foto: Reprodução.

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta profundamente a morte da estudante Kamilli Teixeira Gabriel, de 21 anos, ocorrida na última quinta-feira (3). Aluna do curso de licenciatura em Letras Inglês desde 2023, Kamilli enfrentava um tratamento contra um tipo raro de câncer, o carcinoma neuroendócrino.

Em nota, professores do curso manifestaram pesar e destacaram a trajetória da jovem como uma estudante dedicada, sempre disposta a colaborar com os colegas e engajada nas atividades acadêmicas. “Tinha uma postura humana e cuidadosa com todos ao seu redor”, diz a homenagem dos docentes do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem).

Kamilli também atuava como voluntária no projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária (PMBHI), iniciativa que há mais de uma década oferece aulas gratuitas de português para migrantes, refugiados e apátridas na Grande Curitiba. A coordenadora do projeto, professora Pollianna Milan, relembrou a sensibilidade da estudante ao lidar com crianças que sequer falavam o idioma local, destacando seu carisma e paciência.

O velório aconteceu na sexta-feira (4), na Capela Memorial São Francisco, em São José dos Pinhais. A cerimônia de cremação foi realizada no final da tarde, no Cemitério Memorial da Vida, também na cidade.

 

Compartilhe o artigo