Frio intenso volta ao Paraná: cidades podem registrar temperaturas negativas nesta semana

2 Min de leitura
Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Uma nova onda de frio está prestes a atingir o Paraná, trazendo de volta as baixas temperaturas e o risco de geada em diversas regiões do estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno começa a se intensificar já nesta segunda-feira (30), especialmente na metade sul do território paranaense.

A semana começa com instabilidade climática, influenciada pela entrada de ventos do quadrante sul, que provocam uma queda gradual nos termômetros ao longo do dia, com mínimas sendo registradas no período noturno. Enquanto isso, as regiões Norte e Noroeste devem ter sol entre nuvens e possibilidade de chuvas isoladas, mas sem elevação significativa das temperaturas.

A chegada de uma nova frente fria marca o início do mês de julho com clima típico de inverno. Na terça-feira (1.º), o resfriamento será ainda mais evidente. O Simepar alerta para temperaturas extremamente baixas em cidades como General Carneiro, onde os termômetros podem marcar -1 °C, e Palmas, com mínima prevista de 0 °C. Em Curitiba, a capital paranaense, o amanhecer deve ser gelado, com 7 °C previstos.

O frio não dará trégua na quarta-feira (2). A massa de ar frio continuará sobre o estado, mantendo as temperaturas baixas, especialmente na região Oeste. Além disso, o risco de geada se estende por uma faixa que vai do Oeste ao Centro do Paraná e atinge parte dos Campos Gerais, podendo afetar lavouras e plantações sensíveis às baixas temperaturas.

Com o retorno das manhãs geladas e o tempo instável, o alerta é para que a população se prepare para dias frios e esteja atenta às atualizações meteorológicas ao longo da semana. A nova onda de frio reforça o típico cenário do inverno paranaense, marcado por variações bruscas de temperatura e possibilidade de geadas em várias regiões.

Compartilhe o artigo