Câmara de Curitiba aprova projeto para incluir educação financeira e noções de direito nas escolas públicas

2 Min de leitura
Foto: SEED/ Ilustração

A Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou nesta terça-feira (24), o projeto de lei da vereadora Delegada Tathiana Guzella, que propõe a criação da Política de Incentivo à Educação Financeira, ao Empreendedorismo e às Noções Básicas de Direito nas escolas da rede pública da capital.

O objetivo da proposta é preparar os estudantes para os desafios do cotidiano e do mercado de trabalho, ampliando a formação dos alunos com conteúdos que promovem autonomia, responsabilidade e desenvolvimento de competências fundamentais para a vida adulta.

Na prática, os conteúdos serão oferecidos como atividades complementares, extracurriculares ou interdisciplinares no contraturno escolar, proporcionando aos estudantes uma formação mais ampla e alinhada às exigências do mundo atual.

O projeto também prevê que as atividades possam ser realizadas em parceria com instituições privadas, universidades, organizações da sociedade civil e entidades especializadas, tanto no formato presencial quanto on-line, garantindo flexibilidade, acesso e alcance nas unidades educacionais do município.

“O nosso projeto busca trazer para dentro das escolas aquilo que realmente faz diferença na vida dos jovens: aprender a cuidar do próprio dinheiro, entender seus direitos e desenvolver uma mentalidade empreendedora. É sobre formar cidadãos mais preparados, mais conscientes e mais livres”, destacou a vereadora Delegada Tathiana.

Agora, o projeto segue para análise na Comissão de Serviço Público.

Compartilhe o artigo