Vereador de cidade do Paraná é alvo de operação do Gaeco por suspeita de fraude em programa habitacional

2 Min de leitura
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) mobilizou agentes na manhã desta terça-feira (24) em Guarapuava, na região central do Paraná. O vereador Danilo Dominico (PP) foi um dos alvos da chamada Operação Terra Prometida, que apura suspeitas de associação criminosa e estelionato praticados com abuso da função pública.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência do parlamentar e em seu gabinete na Câmara Municipal de Guarapuava. Durante a ação, os investigadores recolheram documentos e o telefone celular do vereador. Além de Dominico, a operação também teve como alvos dois ex-servidores públicos da Secretaria de Habitação e Urbanismo da cidade, a esposa de um deles e um assessor da Câmara Municipal.

De acordo com o Gaeco, a investigação gira em torno de um suposto esquema fraudulento ocorrido entre maio e agosto de 2024, período em que Danilo Dominico ocupava o cargo de secretário de Habitação e Urbanismo. Segundo a apuração, uma moradora de Guarapuava teria sido induzida a pagar R$ 30 mil pela posse de um terreno localizado no Bairro Vila Bela. A área estava vinculada a um projeto habitacional do município.

A vítima, que inicialmente buscava informações sobre outro imóvel, foi incluída no programa habitacional como primeira possuidora da unidade, no lugar da verdadeira beneficiária. O valor pago teria sido depositado na conta da esposa de um dos envolvidos, então servidor comissionado da secretaria.

A investigação também aponta que uma outra mulher, oficialmente cadastrada no programa habitacional desde 2023, acabou sendo prejudicada e não recebeu o imóvel.

Danilo Dominico, eleito vereador em 2024 com 2.352 votos, ainda não se manifestou publicamente sobre a operação.

 

Compartilhe o artigo