Balão com 21 pessoas cai e pega fogo em Santa Catarina; oito morrem e cinco ficam feridos em Praia Grande

3 Min de leitura
Foto: Divulgação

Um acidente com um balão de ar quente causou comoção em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, na manhã deste sábado (21). O voo turístico, que transportava 21 pessoas — um piloto e 20 passageiros — terminou em tragédia após o cesto da aeronave pegar fogo. Oito pessoas morreram e outras treze sobreviveram.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado que 22 pessoas estavam a bordo, mas o número foi corrigido durante o andamento do resgate. Entre os sobreviventes, cinco pessoas precisaram ser encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande. Segundo a direção do hospital, três mulheres e dois homens receberam atendimento por queimaduras leves de segundo grau, escoriações e queixas de dor causadas pelo impacto. Nenhum deles sofreu fraturas ou lesões consideradas graves.

De acordo com o delegado Tiago Luiz Lemos, responsável pela Delegacia de Praia Grande, o incêndio teria começado por um problema em um dos maçaricos do balão, que estavam no cesto onde estavam os passageiros. Ao perceber as chamas, o piloto teria iniciado uma descida de emergência. Próximo ao solo, ele orientou que os passageiros pulassem para tentar escapar das chamas. Algumas pessoas conseguiram saltar, incluindo o próprio piloto, mas oito passageiros não conseguiram sair a tempo.

Testemunhas relataram momentos de desespero. Moradores da comunidade de Cachoeira do Bom Jesus, onde o balão caiu, disseram que chegaram a ver pessoas pulando do balão em chamas. Um áudio divulgado pelo Jornal Razão, de Santa Catarina, trouxe o relato de uma moradora que viu duas pessoas caindo do céu em meio ao fogo, pouco antes do cesto se romper completamente.

Quatro vítimas morreram carbonizadas ainda no ar, antes da queda final do balão. As circunstâncias exatas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil. A área foi isolada e uma perícia detalhada será realizada. O caso também deve ser acompanhado por órgãos federais de segurança aeronáutica.

Praia Grande, conhecida como a “Capital dos Cânions” e também como a “Capital do Balonismo”, é um dos principais destinos turísticos da região Sul do Brasil para voos panorâmicos de balão, atraindo visitantes de todo o país. O acidente deste sábado é considerado o mais grave já registrado na cidade envolvendo balões de ar quente.

Compartilhe o artigo