A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Ponta Grossa realizou, na tarde de domingo (15), a apreensão de uma grande quantidade de medicamentos, anabolizantes e suplementos de origem estrangeira, durante uma fiscalização na BR-373. A abordagem ao veículo, uma VW Saveiro com placas de Medianeira (PR), aconteceu por volta das 13h05.
A primeira tentativa de abordagem ocorreu no km 192 da rodovia, quando o condutor desobedeceu a ordem de parada e iniciou uma fuga. O acompanhamento policial seguiu até as proximidades do km 180, onde o veículo entrou em vias rurais na localidade da Bocaina. Durante buscas na região, os agentes localizaram o veículo quando tentava retornar para a Avenida Souza Naves.
Ao ser abordado, o motorista alegou ter fugido por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, a justificativa não convenceu os policiais, que seguiram com as buscas pela área. Em uma entrada de lavoura na Bocaina, os agentes encontraram o local onde o condutor e o passageiro haviam desovado cinco volumes contendo as mercadorias. O passageiro, que provavelmente permaneceu na região, conseguiu fugir ao notar a aproximação da equipe policial.
Ao todo, foram apreendidos mais de 9.520 itens, incluindo medicamentos para disfunção erétil, produtos para reposição de testosterona, tratamentos estéticos, anabolizantes e suplementos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O condutor, de 22 anos e natural de Matelândia (PR), foi encaminhado à Polícia Federal de Ponta Grossa. Ele responderá pelo crime previsto no Artigo 273 do Código Penal, que trata da falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais, com pena prevista de 10 a 15 anos de prisão.
O veículo e as mercadorias foram encaminhados para a Receita Federal de Ponta Grossa para as providências cabíveis.





