Quatro pessoas suspeitas de envolvimento na morte do motorista de aplicativo Ricardo Gonçalves Habitzreuter, 26 anos, ocorrida na última semana, foram identificadas pela Polícia Civil de Araucária. Três pessoas – entre elas duas mulheres, de 30 e 28 anos, e homem, de 21 anos – foram presas, respectivamente, em situações distintas na noite de sexta-feira (27/04), na manhã de sábado (28/04) e no início da tarde deste quarta-feira (02/05), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral do Estado.
A primeira a ser presa foi a mulher de 30 anos, no município de Fazenda Rio Grande. Na manhã seguinte, a mulher de 28 anos, foi presa na Vila do Sossego, em Araucária. E, no início da tarde desta quarta-feira (02/05) a polícia capturou o jovem de 21 anos, em Guaratuba. As prisões aconteceram por meio de denúncias anônimas realizadas através do 197 – Disque Denúncia da Polícia Civil. A outra pessoa suspeita de envolvimento no crime, um rapaz de 18 anos, encontra-se foragido até o momento.
Conforme apurado pela polícia, Habitzreuter foi vítima de um crime de latrocínio. O rapaz estava desaparecido desde segunda-feira (23/04) e foi encontrado morto na terça-feira (24/04), na Represa do Passaúna, em Araucária, com as mãos e pés amarradas – quando as investigações tiveram início.
De acordo com o delegado-titular da Delegacia de Araucária, João Marcelo Renk Chagas, o crime aconteceu de forma premeditada na noite de segunda-feira (23/04). Na ocasião, a mulher de 30 anos e sua amiga, a mulher de 28 anos, teriam convidado Habitzreuter para ir até a residência em que moravam, situada no bairro Tatuquara.
Pouco tempo depois chegaram os outros dois envolvidos, os jovens de 21 e 18 anos, em posse de uma arma de fogo, e renderam o motorista em um dos quartos da casa. Em seguida, a dupla amarrou a vítima e colocou no porta-malas de seu próprio veículo, um Logan prata – que utilizava para trabalhar, mas no momento não estava em serviço.
Chagas ressalta que no curso das investigações a equipe descobriu que a vítima tinha uma ‘relação amorosa’ com a mulher de 30 anos. “Nos encontros que tinham, Habitzreuter explanava sua intenção em utilizar um suposto dinheiro que guardava em poupança para viajar para fora do país. O interesse no dinheiro possivelmente teria motivado o crime”, afirma.
O delegado acredita ainda que os homens saíram com Habitzreuter com intenção de ir até o banco para sacar o suposto dinheiro, porém ao que tudo indica a vítima não tinha a quantia que dizia ter. “Ainda precisamos ouvir os rapazes, o preso na ação de hoje e o que está foragido, bem como demais testemunhas, para esclarecer o que de fato teria ocorrido durante esse percurso e como o corpo da vítima foi parar na represa”, acrescenta Chagas.
Os suspeitos ficaram com o veículo de Habitzreuter. O qual se envolveu acidente na Linha Verde, no bairro Pinheirinho, que atingiu um Ford Ka, conduzido por Vandré Evandro Ferreira, 38 anos, que foi vítima fatal do ocorrido, horas após o corpo de Habitzreuter ter sido encontrado. “Segundo as diligências, nesse momento haviam cinco pessoas dentro do veículo, um homem e quatro mulheres – o jovem de 21 anos, as suspeitas e suas filhas menores de idade – os quais conseguiram fugir do local sem prestar socorro algum”, completa o delegado.
Chagas afirma que as investigações continuam de forma intensa, com o intuito de capturar o outro homem envolvido no crime e esclarecer todo o fato. “Quem tiver informações sobre os envolvido pode entrar em contato com a delegacia, ainda que de forma anônima, que irá colaborar com o trabalho da polícia. Denúncias realizadas através de 197 também podem ser realizadas”, finaliza o delegado.