O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) comparece nesta terça-feira (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde será interrogado no âmbito das investigações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A oitiva está marcada para começar às 14h30 e faz parte do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
Bolsonaro é o sexto réu do chamado “núcleo 1” da trama investigada a prestar depoimento ao STF. Ao chegar ao tribunal ainda pela manhã, o ex-presidente declarou que, caso se sinta confortável, pretende falar por horas durante o interrogatório. Ele também afirmou que deseja apresentar “11 ou 12” vídeos curtos como parte de sua defesa.
A lista de réus desse núcleo inclui figuras de alto escalão do governo anterior e aliados diretos de Bolsonaro, como Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e hoje delator; Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto, ex-ministro e general da reserva.





