Alerta duplo em Curitiba: risco de tempestade e declínio acentuado de temperatura

2 Min de leitura
Foto: Orlando Kissner/SMCS (Arquivo)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas importantes que afetam Curitiba e diversas regiões do Paraná entre os dias 27 e 29 de maio. Os avisos tratam de condições climáticas adversas que incluem a possibilidade de tempestades com granizo e um expressivo declínio de temperatura, com risco à saúde da população.

O primeiro alerta, classificado como de perigo potencial, entrou em vigor às 9h40 desta terça-feira (27) e se estende até as 12h de quarta-feira (28). Segundo o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhada de ventos intensos com velocidade entre 40 e 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Apesar do risco ser considerado baixo para cortes de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos, a atenção deve ser redobrada, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba, Sudeste e Centro-Sul do estado.
Lista Completa aqui.

Em sequência, um segundo alerta — este com grau de severidade mais elevado, classificado como perigo — começa à 0h01 da madrugada de quarta-feira (28) e segue até as 10h da manhã de quinta-feira (29). A previsão é de declínio de temperatura superior a 5ºC em menos de 24 horas, o que pode representar riscos à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade.

As regiões paranaenses incluídas nos avisos abrangem praticamente todo o estado: Norte Pioneiro, Norte Central, Centro Ocidental, Centro Oriental, Sudeste, Sudoeste, Oeste e a Região Metropolitana de Curitiba. A capital paranaense, em especial, deve registrar uma virada brusca no tempo, com queda acentuada nas temperaturas logo após o fim das chuvas.
Lista Completa aqui.

A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo em locais seguros durante as tempestades e a evitar áreas alagadas ou com risco de deslizamentos. Em caso de emergência, o telefone 199 está disponível para atendimento.

 

Compartilhe o artigo