Bairro majoritariamente residencial, o Portão tem 40 mil habitantes e muitas opções de restaurantes, bares e shoppings. Quinta-feira é o dia da Feira de Bairro de Artesanato, ao lado do terminal de ônibus. Pertinho dali há mais opções para um passeio.
Leia mais sobre a região:
- Obras da Prefeitura melhoram infraestrutura na Regional Portão/Fazendinha
- Ações na Regional Portão melhoram a qualidade de vida da população
No passado, a área do bairro Portão era caminho para os tropeiros que por ali levavam o gado de Curitiba para o interior e vice-versa. O comércio de animais fez com que fosse instalado no local um posto de fiscalização, um portão, o que deu origem ao nome do bairro.
No século 19, o crescimento do mercado da erva-mate trouxe a necessidade de melhorar o transporte o produto. Em 1893, a estrada de ferro que ligava Curitiba ao Litoral foi estendida até a região dos Campos Gerais, com seu traçado passando pelo Portão.
Atrações do bairro
Feira de Bairro do Portão
A Feira de Bairro do Portão é a mais antiga de Curitiba. Inaugurada em 1998, a feira começou com a Associação dos Artesãos do Portão e, com o tempo, se expandiu.
Todas as quintas-feiras, mais de 30 feirantes compartilham a Praça Desembargador Armando Carneiro, ao lado do Terminal do Portão. O local é perfeito para comprar presentes – todos os produtos passam por avaliação antes de serem expostos. Também dá pra fazer um lanchinho entre um ponto e outro do roteiro.
Endereço: Praça Desembargador Armando Carneiro – Portão
Horário: quinta-feira, das 10h às 17h
Portão Cultural
O Portão Cultural, antigo Centro Cultural Portão, é uma das maiores estruturas de cultura e arte de Curitiba. Localizado em frente ao Terminal do Portão, o complexo abriga o Museu Municipal de Arte de Curitiba, que reúne mais de três mil obras de artistas de alto nível, como Poty Lazzarotto e Andrade Muricy.
No local também funciona o Cine Guarani, com capacidade para 165 pessoas. A programação é composta por filmes de qualidade, selecionados pela Cinemateca de Curitiba e atende a todas as faixas etárias.
O Portão Cultural também tem o Auditório Antônio Carlos Kraide, a Casa da Leitura Wilson Bueno e um Centro de Arte Digital, além de Espaço de Convivência e salas para cursos e projetos de ação educativa.
Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão
Veja mais: programação completa do Portão Cultural.
Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão
A Igreja do Portão foi tombada pelo patrimônio histórico do município em 1990 e tem sua história diretamente ligada ao bairro. A primeira capela foi construída no local, início do século 20. A Igreja foi construída ao redor da mesma capelinha, sendo concluída em 1928.
A pintura interna é de 1949. Merece destaque também os quatro sinos existentes na Igreja, instalados em 1952, que vieram diretamente da Alemanha.
Atualmente, a paróquia é composta por duas igrejas, ambas ficam na Rua João Bettega. A Igreja Antiga, como é chamada, fica na esquina com a Avenida República Argentina e fica aberta das 6h30 às 20h, com missas às 7h e 19h, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua João Bettega, 7 – Portão
Saiba mais sobre a Igreja do Portão
Foto: Pedro Ribas/SMCS