Em dez dias deverão ser finalizados os trabalhos de revitalização do Parque Tanguá, no bairro Taboão, na Regional Boa Vista. Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazem o conserto e a pintura de toda a estrutura metálica e da cobertura de policarbonato do Mirante Belvedere.
Nos últimos dias, foi renovada também a pintura da edificação, dos chafarizes, da escada e do portal de entrada no parque, que é considerado um dos mais bonitos da cidade. O Parque Tanguá é, ainda, uma das atrações mais visitadas por usuários da Linha Turismo, com o Jardim Botânico e a Ópera de Arame.
As intervenções não impedem – e nem atrapalham – o passeio pelo parque. Apenas os locais onde há equipes trabalhando ficam parcialmente interditados para garantir a segurança dos frequentadores. A pizzaiola Ketlen Faria Dias não precisou alterar a rotina. Ela conta que sempre leva as filhas Gabriela Dias Bonfim, de 12 anos, e Maria Valentina, de 4, para caminhar no Tanguá. “É um dos parques que eu mais gosto para passear e relaxar em Curitiba, está sempre bonito e conservado”.
Quem vem de fora também se encanta com a beleza e o cuidado do local, como o casal Roberto Carlos Vieira e Rosy Salles, de Londrina. “Já estive em Curitiba, mas no Parque Tanguá é a primeira vez. É excelente, o que falta em Londrina sobra aqui”, diz o agente universitário.
O que mais chamou a atenção do grupo, formado ainda pelos moradores de Curitiba Otoniel e Elizabete Palma, foi a manutenção dos canteiros de flores, serviço feito com frequência.
Nova iluminação e segurança
O Tanguá também ganhou iluminação cênica inédita, feita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura. São 26 réguas de led, com 1,2 metro cada, que iluminam torres, pavimentos e corredores do mirante. Mais duas réguas de led foram usadas na lâmina de água.
E para garantir a segurança dos visitantes, nos últimos três meses a Secretaria Municipal da Defesa Social reforçou as rondas de agentes da Guarda Municipal. Durante todo o dia, quatro motos fazem o patrulhamento do parque.
Foto: Daniel Castellano / SMCS