Manifestação do 1º de Maio reúne trabalhadores no Centro de Curitiba contra jornada 6×1

1 Min de leitura
Foto: PCdoB

Nesta quarta-feira (1º), o Centro de Curitiba foi palco de uma manifestação do Dia do Trabalhador que reuniu sindicatos, estudantes, movimentos sociais e trabalhadores informais em defesa de melhores condições de trabalho e pelo fim da jornada 6×1. O ato teve início na Praça Eufrásio Correia, em frente à Câmara Municipal, com discursos sobre remuneração insuficiente e jornadas exaustivas.

Durante a marcha, que seguiu por ruas próximas ao shopping Estação, os manifestantes não conseguiram realizar a intervenção prevista no interior do estabelecimento devido ao bloqueio da Polícia Militar. Viaturas foram posicionadas nas entradas do shopping, apesar da presença de seguranças particulares.

O ato foi encerrado na Praça Rui Barbosa com apresentações culturais e uma feira de economia solidária. Estiveram presentes também estudantes da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), representantes indígenas e movimentos de luta por moradia.

A principal bandeira da manifestação, o fim da escala 6×1, está atualmente em discussão no Congresso Nacional por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição protocolada em fevereiro deste ano, mas que ainda aguarda análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Compartilhe o artigo