Vereadora de Curitiba propõe projeto para instalar dispositivos contra rabeira em ônibus

2 Min de leitura
Foto: Ilustração.

Pensando na segurança de ciclistas, pedestres e motoristas, a vereadora Delegada Tathiana Guzella protocolou um novo Projeto de Lei que obriga a instalação de dispositivos de segurança nos ônibus do transporte coletivo de Curitiba para prevenir a prática perigosa da “rabeira”, ato em que ciclistas ou pedestres se agarram à traseira dos veículos em movimento.

O projeto determina que os ônibus sejam equipados com câmeras de alta resolução, alarmes sonoros automáticos e barreiras físicas para dificultar o acesso à parte traseira dos veículos. Além disso, prevê penalidades para infratores, incluindo a apreensão de bicicletas e aplicação de multas. “A prática da ‘rabeira’ é extremamente perigosa e já custou vidas em nossa cidade. Precisamos agir de maneira firme para proteger vidas e garantir a segurança no trânsito”, afirmou a vereadora.

Dados recentes da Urbanização de Curitiba (Urbs) revelam a gravidade do problema: somente em 2023, foram registrados 59 acidentes envolvendo ciclistas e pedestres nas canaletas exclusivas para ônibus, resultando em 54 feridos e três mortes — um aumento de 51% em relação ao ano anterior. No último sábado (26), um trágico episódio marcou a cidade: um adolescente de 14 anos perdeu a vida após ser atropelado na Linha Verde enquanto praticava “rabeira” em um ônibus.

Além de proteger vidas, o projeto também busca conscientizar a população, prevendo que as multas aplicadas sejam revertidas em ações educativas de trânsito. “A ideia é não apenas punir, mas criar uma cultura de responsabilidade e respeito nas vias públicas”, explica Tathiana Guzella.

A proposição ainda abre espaço para regulamentação pelo Executivo Municipal, que definirá os detalhes técnicos dos dispositivos e o processo de fiscalização.

 

Compartilhe o artigo