A madrugada deste domingo (6) foi marcada por temperaturas recordes em diversas regiões do Paraná. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), sete municípios registraram as menores temperaturas de 2025 até o momento, resultado direto da atuação de uma frente fria que avança sobre o estado.
Os termômetros marcaram 13,4°C em Cascavel, 14,9°C em Apucarana, 15,3°C em Maringá, 15,2°C em Santo Antônio da Platina, 16,8°C em Cianorte, 17,2°C em Paranavaí e 17,9°C em Loanda. As temperaturas mais baixas foram registradas principalmente nas regiões Centro-Sul, Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba, onde o amanhecer teve marcas inferiores a 15°C.
A frente fria também trouxe instabilidade ao tempo, especialmente no leste do estado. Ventos vindos do oceano transportam umidade, favorecendo a ocorrência de chuvas fracas e chuviscos ocasionais ao longo do dia. A nebulosidade presente mantém as temperaturas máximas mais amenas nessas áreas.
Por outro lado, nas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, a tarde deste domingo será marcada por temperaturas mais elevadas, com máximas que podem atingir até 29°C, mesmo com a presença da frente fria.
Para esta segunda-feira (7), o Simepar prevê predomínio de sol em grande parte do estado. No entanto, entre os Campos Gerais e o Leste, a circulação dos ventos oceânicos mantém a nebulosidade e a possibilidade de chuviscos isolados, especialmente entre a Serra do Mar e o litoral.
Durante a tarde e noite, áreas de instabilidade formadas sobre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul devem avançar em direção ao Paraná, atingindo especialmente as regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas.