Indicado a diversos prêmio de teatro no Brasil e vencedor na categoria de melhor espetáculo na Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA – 2017), o musical "Suassuna – O Auto do Reino do Sol" é uma das atrações da Mostra 2018 do 27º Festival de Curitiba, em cartaz no Teatro Guaíra nesta quinta (5) e sexta (6), às 21h.
A produção é uma homenagem da Companhia da Barca dos Corações Partidos a Ariano Suassuna, que completaria 90 anos em 2017, e traz uma série de características do poeta que defendeu incansavelmente a brasilidade e a valorização da cultura nacional, ao mesclar a arte popular e o universo erudito em suas obras.
Três conterrâneos de Suassuna foram convidados pela idealizadora e produtora do projeto, Andrea Alves, da Sarau Agência, para criarem algo totalmente inédito. Foi assim que o musical, com cações de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho, encenação de Luís Carlos Vasconcelos e texto de Bráulio Tavares, nasceu.
Construído apenas com músicas originais dos membros do grupo, o espetáculo arrebatou os principais prêmios da temporada – Prêmio APTR de Melhor Espetáculo, Música e Produção; Prêmio Shell de Direção para Duda Maia; Prêmio Cesgranrio de Direção, Direção Musical e Espetáculo; Prêmio Botequim Cultural de Melhor Espetáculo Musical, Direção, Autor, Ator (coletivo de atores), com Auê (2016).
O texto e as canções do musical foram produzidas ao longo do processo de ensaios, que começou ainda no ano passado, quando o elenco fez uma série de oficinas circenses e também excursionou pelo Nordeste brasileiro no que foi chamado de Circuito Ariano Suassuna. Guiados por Dantas Suassuna, filho de homenageado. Entre muitas palestras e oficinas, o grupo se preparou para o intenso processo criativo, em que se reuniram por oito horas diárias e apenas uma folga semanal nos últimos quatro meses.
Neste período, Braulio Tavares idealizou a história central da montagem, centrada em uma trupe de circo-teatro e nos acontecimentos de uma noite de apresentação do grupo. O picadeiro de um circo é o cenário perfeito para aparecerem personagens de Ariano, como João Grilo e Chicó (O Auto da Compadecida) e outros conhecidos tipos da Literatura Clássica, além de servir como pano de fundo para as histórias dos integrantes da companhia fictícia.
A parte musical seguiu pelo mesmo caminho. Os textos poéticos e as letras das músicas usam as formas tradicionais de poesia popular que foram cultivadas por Ariano, como a sextilha, a décima, o martelo e o galope. Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho, mostravam as melodias e algumas letras surgiam de improviso, outras cabiam exatamente em alguns trechos do texto. A maioria das letras ficou a cargo de Bráulio Tavares, mas também têm canções de outros integrantes da companhia, como Adrén Alves e Renato Luciano.
"Suassuna – O Auto do Reino do Sol" está no Teatro Guaíra, nesta quinta (5) e sexta (6), Às 21h. Os ingressos estão disponíveis no site do festival, no app oficial (festival de Curitba) nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a sexta; no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h. O valor é de R$70 (inteira).
Siga o Stereo Pop nas redes sociais: Facebook, Instagram (@blogstereopop) e Twitter (@blogstereopop).