A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou nesta terça-feira (25), durante a 13ª Sessão Ordinária, a Moção nº 10 de 2025, de repúdio à Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo uso de linguagem neutra em uma peça publicitária institucional. A proposição foi apresentada pelo vereador Samuel Pinheiro (Podemos) e recebeu o apoio da maioria dos parlamentares, com 17 votos favoráveis e 3 contrários, em votação única.
De acordo com o texto aprovado, a moção solicita que a UFPR proíba o uso da linguagem neutra em todas as suas mídias institucionais — sejam elas impressas, audiovisuais ou digitais. A medida foi motivada por uma campanha oficial recente da universidade que utilizou esse tipo de linguagem.
Durante a defesa da matéria, o vereador Samuel Pinheiro argumentou que a linguagem neutra não é reconhecida pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e que o objetivo não é cercear a liberdade de expressão, mas evitar o uso de recursos públicos para a promoção de formas linguísticas que não têm respaldo oficial. “Nossa intenção não é censurar, apenas que o dinheiro público não seja gasto na promoção de uma linguagem que não é reconhecida em nossa Língua Portuguesa”, afirmou.
A moção aprovada será encaminhada à reitoria da UFPR como manifestação formal do Legislativo são-joseense sobre o tema.






