O governador Carlos Massa Ratinho Junior publicou neste domingo (24) um vídeo nas redes sociais destacando a transformação que o litoral do Paraná tem vivido nos últimos anos, resultado de grandes investimentos em infraestrutura e desenvolvimento. Segundo ele, a região estava abandonada, sem obras significativas ou geração de empregos, mas agora passa a receber a atenção que merece.
“O nosso litoral estava mais ou menos desse jeito, abandonado, sem grandes obras de infraestrutura, sem grandes investimentos para o desenvolvimento econômico, social, geração de emprego. Então, nós resolvemos mudar a dinâmica de tudo isso que acontecia no litoral e realmente colocar o litoral do Paraná à altura que ele merecia, à altura que ele devia ser, como nós estamos fazendo hoje”, afirmou Ratinho Junior no vídeo.
Essa mudança de realidade é visível em projetos como a revitalização da orla de Matinhos, considerada a maior intervenção da história do litoral paranaense. A primeira fase da obra já está 98,4% concluída, de acordo com o boletim divulgado no início de março pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A previsão é que os trabalhos sejam finalizados ainda neste mês.
Com investimento de R$ 354,4 milhões do Governo do Estado, a obra inclui a construção de um novo sistema de drenagem para combater alagamentos crônicos, especialmente em períodos de chuvas intensas e ressacas. O sistema completo conta com microdrenagem, já 97,6% executada, e macrodrenagem finalizada, que escoará a água da cidade para corpos hídricos como o mar e rios locais.
Além disso, a requalificação contempla a urbanização de áreas importantes como Caiobá (98,5%) e os demais balneários (94,6%), e a construção de uma passarela sobre o Rio Matinhos, ligando a região central da cidade aos balneários, facilitando o acesso de moradores e turistas.
Outro avanço significativo no litoral é o início da requalificação da orla de Pontal do Paraná. O governador assinou, na última quinta-feira (20), a ordem de serviço para a primeira fase das obras, com início imediato da instalação dos canteiros e equipamentos. A revitalização irá abranger 3,66 quilômetros entre os balneários de Monções e Canoas, com investimento de R$ 34,5 milhões. A execução será feita pelo Consórcio Orla de Pontal, vencedor da licitação.
Com essas ações, o Governo do Estado reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização do litoral paranaense, preparando a região para receber mais turistas, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população.
Ver essa foto no Instagram