O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (7) uma atualização sobre o estado de saúde do papa Francisco, que está internado há mais de três semanas no Hospital Agostino Gemelli, em Roma. O líder da Igreja Católica enfrenta um quadro de pneumonia bilateral, e os médicos avaliam a situação como “estável, mas complexa”, mantendo o prognóstico reservado.
Desde a internação em 14 de fevereiro, o pontífice tem recebido cuidados intensivos, e as terapias foram mantidas ao longo do dia. Apesar do estado delicado, ele continua realizando suas atividades diárias e, nesta manhã, rezou por cerca de 20 minutos na capela do hospital. Segundo a Sala de Imprensa do Vaticano, não será publicado um novo boletim médico nesta sexta-feira devido à estabilidade do quadro clínico, mas novas atualizações serão divulgadas no sábado (8).
Na noite anterior, o papa enviou uma mensagem de áudio aos fiéis reunidos em vigília na Praça de São Pedro, agradecendo pelas orações e desejando bênçãos a todos. “Agradeço, de todo coração, as orações que fazem pela minha saúde da praça. Eu os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado”, disse Francisco.
A situação do pontífice segue sendo monitorada de perto pelos médicos, enquanto a comunidade católica mundial acompanha com apreensão a evolução de seu quadro de saúde.





