Entre os dias 2 e 8 de abril, Curitiba terá uma programação especial para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), com diversas atividades e participação de 19 instituições dedicadas ao assunto na cidade, entre escolas, clínicas e associações de pais.
As atividades estão sendo coordenadas pela Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura.
A Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, recebe, no dia 2, o principal evento do calendário: uma panfletagem, das 10h às 15h, com divulgação de informações para chamar a atenção do público para este tipo de transtorno.
“O objetivo é conscientizar a população sobre as características e os métodos de tratamento do autismo”, afirma Denise Moraes, gestora responsável pela assessoria. Segundo ela, a divulgação de informação de qualidade ajuda a diminuir o preconceito e a divulgar os serviços existentes na área.
No dia 2 de abril e estufa do Jardim Botânico será iluminadas de azul, cor que identifica o trabalho com autismo.
No dia 8 de abril, a União de Pais Pelo Autismo (UPPA) realizará uma caminhada solidária no Parque Barigui. Além da caminhada, programada para começar às 9h, a UPPA, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj), disponibilizará um espaço de recreação e confraternização para quem estiver presente.
Origem?O 2 de abril passou a ser considerado Dia Mundial da Conscientização do Autismo desde que foi referendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2007.
A data é um incentivo para compreender as três síndromes que fazem parte do Espectro Autista e, consequentemente, entender a importância da inserção dos indivíduos na sociedade.
Aqui em Curitiba, a Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista é lei desde 2016. De autoria do vereador Pier Petruzziello, a lei 14.809 visa promover, com palestras e eventos, reflexão e conscientização a respeito das síndromes.
Transtorno do Espectro Autista?O Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), comporta três tipos de síndrome: Autismo Clássico, Autismo de Alto Desempenho (também conhecido como Síndrome de Asperger) e Distúrbio Global do Desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE).
No primeiro caso, os indivíduos têm dificuldade em estabelecer diálogos e utilizar a fala como ferramenta de aproximação social. Apresentam comportamento solitário e repetitivo. O grau varia entre leve, moderado e severo.
A Síndrome de Asperger apresenta com mesmas características, mas com grau leve. Muitos portadores apresentam capacidade de percepção visual e auditiva acima da média, além de outros tipos de habilidade sensorial. No DGD-SOE, se encaixam os indivíduos que apresentam sintomas de Autismo e Asperger, mas insuficientes para caracterizá-los como um deles.
As três síndromes estão ligadas ao atraso no desenvolvimento comunicativo e são de diagnóstico difícil. Os sintomas variam de caso para caso e demandam uma análise profunda por parte do especialista.
Causas e tratamento
Não se conhece com toda a certeza quais são as causas das síndromes. A conclusão é que tanto fatores genéticos quanto ambientais e sociais podem determinar se um indivíduo é autista ou não.
O que a ciência confirma é que elas se estabelecem nos primeiros três anos de vida e afetam o processamento de informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e suas sinapses se conectam e se organizam.
Não existe cura para nenhuma das síndromes do Espectro Autista, e o tratamento varia de acordo com a síndrome e com o grau que a pessoa apresenta. No geral, são feitas terapias comportamentais com acompanhamento familiar e educacional. Com diagnóstico e intervenção prematura, os sintomas podem ser reduzidos e o portador pode ter uma vida equilibrada.
Confira a programação:
08/03
Caminhada e confraternização
Horário: 9h às 17h
Local: Parque Barigui
Veja outras que serão desenvolvidas pela Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência:
12 e 13/04
Mutirão da Curatela
Horário: 9h às 17h
Local: Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Rua Schiller, 159
26/04
Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho
Horário: 14h às 17h
Local: Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Rua Schiller, 159