Na noite de segunda-feira (3), Maria Cecília Lopes Gardasz, de 1 ano e 8 meses, faleceu após passar quase duas semanas internada em estado grave no Hospital Universitário (HU) de Cascavel. A criança sofreu uma queda do segundo andar do apartamento onde morava no dia 20 de fevereiro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Maria Cecília foi encontrada na calçada com fraturas no crânio e em parada cardiorrespiratória. Os socorristas realizaram manobras de reanimação por cerca de 20 minutos, conseguindo estabilizá-la antes do encaminhamento ao hospital. Testemunhas relataram que a menina teria subido em uma janela próxima a uma cama, e, ao notar a situação, a mãe tentou segurá-la pelos pés, mas não conseguiu evitar a queda.
Mesmo diante da perda, a família tomou a decisão de doar os órgãos da criança. Os rins foram destinados a pacientes de Curitiba, podendo beneficiar até duas pessoas, enquanto o coração foi encaminhado ao Banco de Tecidos Humanos da capital paranaense para análises. Outros órgãos não puderam ser captados devido à idade da menina.
A captação dos órgãos ocorreu na manhã de terça-feira (4), entre 5h19 e 6h38, seguindo os protocolos para transplantes. Os rins precisam ser transplantados em até 36 horas após o procedimento.




