Secretaria de Saúde do Paraná pede doações de sangue durante o Carnaval

2 Min de leitura
Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

Com a chegada do feriado de Carnaval, aumenta a preocupação com os estoques de sangue nos hospitais do Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) alerta que, nesta época do ano, cresce a demanda por transfusões devido ao maior número de acidentes e emergências médicas.

Para evitar o desabastecimento, a secretaria incentiva a população a comparecer aos hemocentros e contribuir com a rede de transfusão do estado.

Feriados e o aumento da demanda por sangue

Durante o Carnaval, ocorrem mais deslocamentos nas estradas, festas e atividades que podem resultar em acidentes de trânsito e outros tipos de traumas. Isso faz com que a necessidade de sangue seja ainda maior do que em períodos normais.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), responsável pelo processamento e distribuição do sangue coletado, reforça a importância de manter os estoques abastecidos para atender hospitais públicos e privados em todo o estado. Atualmente, o Hemepar conta com 23 unidades distribuídas pelo Paraná, facilitando o acesso dos doadores.

Como e onde doar?

Para doar sangue, é preciso atender a alguns critérios básicos, como:
✔ Ter entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização).
✔ Pesar mais de 50 kg.
✔ Estar bem alimentado e em boas condições de saúde.
✔ Apresentar um documento oficial com foto.

Os interessados podem procurar a unidade do Hemepar mais próxima para saber os horários de atendimento.

💉 Uma única doação pode salvar várias vidas. Faça sua parte e ajude a manter os estoques de sangue no Paraná!

Compartilhe o artigo