Athletico se posiciona sobre críticas a gramados sintéticos e defende escolha

2 Min de leitura
Foto: Reprodução/ José Tramontin/ athletico.com.br

O Athletico Paranaense se manifestou oficialmente, na tarde desta quarta-feira (19), sobre a campanha liderada por jogadores brasileiros contra o uso de gramados sintéticos. O clube, que foi pioneiro na adoção desse tipo de campo no Brasil, ressaltou a importância de um debate mais amplo sobre a qualidade dos gramados em geral e se uniu a Palmeiras e Botafogo na defesa da escolha pelo sintético.

Em nota, o Furacão afirmou respeitar a opinião dos atletas, mas destacou que a preocupação com a segurança deve abranger todos os tipos de gramado, sejam eles naturais ou artificiais. O clube mencionou que, frequentemente, seus jogadores atuam em estádios com gramados considerados impraticáveis e que oferecem riscos aos atletas.

Desde 2016, o Athletico utiliza gramado sintético na Ligga Arena, alegando que essa tecnologia proporciona maior estabilidade e uniformidade ao longo das partidas e competições. O clube reforçou que seu campo passa por testes anuais de qualidade realizados por um laboratório homologado pela FIFA, garantindo a certificação FIFA Quality Pro, o mais alto nível da entidade.

Além disso, o Furacão destacou que não existem estudos científicos que comprovem um aumento no risco de lesões em gramados sintéticos e citou dados que apontam um número reduzido de lesões entre seus jogadores, em comparação com outras equipes do futebol brasileiro.

Por fim, o clube reafirmou seu compromisso com a segurança e integridade dos atletas e defendeu que qualquer decisão sobre a escolha do tipo de gramado deve ser baseada em estudos técnicos, viabilidade estrutural e planejamento, e não apenas em resistência cultural ou opiniões individuais.

 

Compartilhe o artigo