Uns iniciando a vida a dois, outros formalizando uma união de longa data. Cada um com sua história, ao todo, dois mil casais se reuniram para dizer “sim” na noite desta sexta-feira (23/3) na Arena da Baixada.
Eles fizeram parte do maior casamento coletivo da cidade, promovido pelo programa Justiça no Bairro, que está na 16ª edição e este ano faz parte da comemoração dos 325 anos de Curitiba.
“Nunca tive tanta gente em um casamento meu”, divertiu-se a vendedora Marlene Conrado, 53 anos, sobre o público de 20 mil pessoas que acompanhou a cerimônia. Ela está em seu terceiro casamento. E é a terceira vez com o mesmo cônjuge, o pintor Sérgio Roberto Conrado, 57. “Nos conhecemos há 34 anos, temos dois filhos. Chegamos a nos divorciar duas vezes, mas resolvemos, pela terceira vez, nos casar. E desta vez é uma emoção diferente”, contou.
Promover essa emoção é o objetivo da ação, destacou a desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do programa. “Nós, o Poder Judiciário, junto da Prefeitura e outros parceiros, estamos fazendo nossa parte no contexto social que é muito importante, que é o de construir a felicidade”.
A cerimônia não teve custo para os noivos, mas exigiu deles a tarde de preparativos com o traje para que a realização do sonho fosse completa – ternos e fraques para eles, vestidos brancos com brocados, bordados e rendas, além de grinaldas e buquês para elas.
O esforço valeu a pena, garantiu o casal Gabriela Staffen, 19, e Jean Henrique dos Santos, 24, moradores do Tatuquara. “Dá uma ansiedade”, não escondeu ele, momentos antes de trocar as alianças.
O evento é uma iniciativa é do programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná, em parceria com cartórios de registro
Foto: Levy Ferreira/SMCS