Gestores da área de turismo de Curitiba e Região Metropolitana se reuniram nesta sexta-feira (23/3) para discutir a melhor forma de aproveitar um bem comum: a produção de cervejas artesanais. Em toda a Grande Curitiba, existem mais de 50 cervejarias que produzem cerca de 400 mil litros do produto por mês.
A união dos municípios, segundo a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, é fundamental para a formatação de produtos turísticos atrativos para os visitantes. “É importante que tenhamos esse momento de troca de informações”, explicou Tatiana. “A cerveja artesanal é um produto comum a vários municípios e que pode tornar a experiência dos turistas muito mais rica, aumentando também sua estadia na cidade.”
Em 2017, o Instituto lançou o programa CuritiBéra, que visa promover o desenvolvimento da cultura cervejeira na cidade. O programa começou com o lançamento do "mapa cervejeiro" da Grande Curitiba, mas também prevê o apoio a eventos e, sobretudo, capacitações. “Temos que preparar empresários do setor cervejeiro, mas também de outros nichos do turismo para que o produto seja um fator de fomento econômico”, ponderou Tatiana.
A preparação das pessoas da área é um desafio, na opinião do diretor de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Márcio Garcia Mainardes. “Já temos um bom nível de produção e creio que precisamos agora capacitar os profissionais para receber o turista”, explica.
Mainardes enalteceu a importância da reunião, assim como o programa CuritiBéra. “Acredito que Curitiba possa capitanear esse processo de desenvolvimento”, disse ele. Pinhais já conta com uma rota da cerveja com cinco cervejarias.
Outro município que está criando um Circuito da Cerveja é São José dos Pinhais, que já tem uma experiência semelhante com o Caminho do Vinho. A diretora de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município, Renata Hambrusch, explica que o roteiro terá oito cervejarias. “Também vamos promover um evento, o Festival da Cerveja Artesanal, em abril”, lembrou ela.
A participação da iniciativa privada é fundamental no processo, de acordo com a empresária Sônia Maria Pereira Burkner. “Os municípios e empresários da região precisam se unir para que possamos desenvolver uma cultura forte do turismo, não só da cerveja, mas em diversas áreas”, avaliou.
Sônia é proprietária de hotéis e restaurantes em Quatro Barras. “É importante conhecer as experiências que já estão dando certo em outro locais.”
Os participantes também assistiram a uma palestra sobre o desenvolvimento do setor turístico voltado à cerveja com o superintendente do Instituto Municipal de Turismo e idealizador do CuritiBéra, Oswaldo Dietrich. Na sequência, fizeram uma visita à cervejaria-escola Bodebrown.
Foto: Valdecir Galor/SMCS