Um episódio lamentável de racismo marcou o clássico Atletiba deste sábado (25), no estádio Couto Pereira, em Curitiba, durante a 5ª rodada do Campeonato Paranaense. Um torcedor do Coritiba foi flagrado proferindo ofensas racistas contra o zagueiro Léo Pelé, do Athletico, após a expulsão do jogador ainda no primeiro tempo da partida. O vídeo do momento viralizou nas redes sociais e gerou indignação entre torcedores de ambos os times.
Nas imagens que circulam pela internet, é possível ver Léo Pelé deixando o campo depois de ser expulso por conta de uma disputa com Lucas Ronier, do Coritiba. Enquanto o jogador caminhava em direção ao vestiário, um torcedor, posicionado nas arquibancadas, passou a gritar ofensas racistas como: “Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora, Léo Pelé, seu macaco, seu preto.” Palavras ainda mais ofensivas e carregadas de ódio foram ditas em sequência, gerando revolta imediata.
Léo Pelé, visivelmente abalado, buscou registrar o caso junto à Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), que estava presente no estádio. No entanto, o boletim de ocorrência não foi formalizado no momento e deverá ser concluído apenas na próxima segunda-feira (27).
Recebemos esse vídeo, mostrando um torcedor do Coritiba filmando do zagueiro Léo Pelé e cometendo Racismo!
Que a @demafe_pc_pr e a @federacaopr investiguem! pic.twitter.com/enxje76o9B
— Paulo – Athletico M1l Gr4u (@AthleticoM1l) January 25, 2025
Coritiba se posiciona sobre o caso
Após o término do clássico, o Coritiba divulgou um comunicado repudiando o ato racista e se comprometendo a identificar o responsável. “O racismo jamais deve fazer parte do futebol. O que aconteceu com o atleta Léo é e sempre será inaceitável. Lamentável que tenha ocorrido em nosso estádio. Tomaremos todas as medidas que estiverem ao nosso alcance para identificar o agressor e continuaremos trabalhando para que isso jamais se repita”, declarou o clube.
A atitude do torcedor causou forte repercussão entre torcedores e dirigentes, que cobraram punições exemplares. Instituições esportivas e sociais também se manifestaram nas redes, reforçando a necessidade de combater o racismo no futebol e na sociedade.
Repercussão nas redes sociais
O vídeo rapidamente viralizou, despertando uma onda de solidariedade a Léo Pelé e repúdio ao ato de racismo. Torcedores de ambas as equipes manifestaram apoio ao zagueiro e pediram que o torcedor fosse responsabilizado. Muitos também cobraram ações mais enérgicas dos clubes e da organização do campeonato para evitar que episódios como esse se repitam.]
O racismo jamais deve fazer parte do futebol. O que aconteceu com o atleta Léo é e sempre será inaceitável. Lamentável que tenha ocorrido em nosso estádio.
Tomaremos todas as medidas que estiverem ao nosso alcance para identificar o agressor e continuaremos trabalhando para que…
— Coritiba (@Coritiba) January 25, 2025