Em funcionamento desde segunda-feira (13/1), o Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, no bairro Taboão, já atendeu gratuitamente 432 cães e gatos de moradores da cidade. Nesta sexta-feira (17/1), o prefeito Eduardo Pimentel foi até o hospital acompanhar como está o atendimento e conversar com moradores que levaram pets para as consultas.
“Vim acompanhar de perto como está o funcionamento do Hospital Veterinário Municipal, o primeiro público do Paraná. E hoje, 17 de janeiro, completa um ano que fizemos o lançamento desse projeto lá na Prefeitura. Foi o início de um sonho que se realizou e agora garantimos um atendimento gratuito e de qualidade para os nossos amigos pets”, disse Eduardo Pimentel.
O atendimento é feito por agendamento pelo site da Rede de Proteção Animal.
Atendimento gratuito
O Hospital Veterinário Municipal fica na Rua Cesar Misael Chaves, 147, no Taboão, em uma área cedida à Prefeitura de Curitiba pela empresa Votorantim Cimentos S.A. Essa área tem 68.467,05 m² e, além do hospital, abriga o Parque Municipal São Francisco Assis, antigo Parque das Esculturas da Votorantim.
Ao lado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e do deputado federal Matheus Laiola, que garantiu por emendas parlamentares o funcionamento do hospital, Eduardo Pimentel percorreu todas as salas de consultas, conheceu os ambulatórios, o centro cirúrgico e conversou com funcionários e moradores.
“O Hospital Veterinário Municipal é uma grande conquista para o povo de Curitiba, aqui são feitos atendimentos especializados de grande qualidade e gratuitos. Essa parceria da Prefeitura com emendas parlamentares federais funciona e quem ganha é a população”, completou Eduardo Pimentel.
O prefeito também reforçou que nos próximos quatro anos a meta é construir o segundo hospital veterinário municipal da cidade, agora na região Sul.
Agendamentos
As agendas são disponibilizadas quinzenalmente, no meio e no fim de cada mês, pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos. Situações em que há risco de morte do animal são priorizadas e atendidas em tempo integral.
Nesta sexta-feira (17/1), teve alta o primeiro animal que passou por uma cirurgia de alta complexidade no Hospital Veterinário Municipal, uma cadela operada na coluna com sucesso na quinta-feira (16/1). Se fosse em uma clínica particular, esse tipo de procedimento custaria em torno de R$ 6 mil.
A secretária Marilza Dias afirmou que toda a equipe do hospital passou por treinamento especializado para o atendimento da população. “O que prezamos é a qualidade no atendimento veterinário e também o cuidado e atenção no acolhimento das pessoas que vem aqui trazer seus pets. Nós queremos ser referência no Brasil em termos de qualidade”, disse Marilza.
Morador do bairro Cachoeira, Adriano Venâncio Correia comprovou a qualidade do atendimento. Ele resgatou uma cachorra na rua e a levou para consulta no Hospital Veterinário Municipal. “Fiz o agendamento pela internet para o atendimento hoje. No futuro também vamos fazer a castração dela. O espaço aqui ficou muito bom e o atendimento foi bem atencioso e rápido”, disse Correia.
Funcionamento
O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e é preciso fazer o agendamento prévio para atendimento no site da Rede de Proteção Animal (clique aqui e veja o passo a passo).
O local conta com laboratório de patologia clínica para fazer todos os tipos de exames de sangue em cães e gatos. É possível agendar atendimentos de consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação.
O hospital também oferece especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
A gestão da unidade ficou sob a responsabilidade da Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social – CHC, definida em edital de chamamento público.
A equipe do hospital é formada por 40 profissionais, entre veterinários e auxiliares, recepcionistas, seguranças, responsáveis pela limpeza e funcionários administrativos. Todas as salas do hospital são monitoradas por câmeras de vídeo.
Parque
Após a visita ao Hospital Veterinário Municipal, o prefeito também foi até a entrada do Parque Municipal São Francisco de Assis, que fica no mesmo complexo. “Aqui é um ótimo espaço para as pessoas ficarem enquanto esperam a recuperação de seu pet. E para quem ainda não conhece o local, eu convido que venham aqui aproveitar este novo parque da cidade, mais uma opção para lazer”, disse.
Acompanharam a visita ao Hospital Veterinário Municipal, os superintendentes de Controle Ambiental, Ibson Campos, e de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; os diretores de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, e de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; e os vereadores Tico Kuzma, presidente da Câmara, e Andressa Bianchessi.
Passo a passo para agendar uma consulta
Entre no site da Rede de Proteção Animal.
Caso ainda não tenha cadastro, será necessário realizá-lo na página “cadastro” conforme a categoria (cidadão, protetor independente ou ONG). Basta preencher o formulário vinculado ao e-Cidadão da Prefeitura de Curitiba, lembrando que deve cadastrar também os animais em “Meus animais”. Clique no sinal de “+”, preencha os dados do animal e clique em “Salvar”. Se tiver mais animais, é só repetir o processo clicando no “+”. Nessa página é possível editar seus dados, cadastrar animais e verificar suas inscrições em eventos.
Faça o login e clique em “Eventos” na parte superior.
Aparecerão todos os eventos disponíveis: ações clínicas de vacinação, consultas no hospital veterinário, castrações nas clínicas e mutirões. Escolha o evento “Agendamento de Consulta Hospital Veterinário Municipal”. O botão de inscrição ficará visível se o cidadão tiver autenticado o cadastro e tiver animais cadastrados em seu nome.
Clique no animal (cão ou gato) e sexo (macho ou fêmea). Aparecerão as datas e horários disponíveis nesse evento para o animal escolhido. Escolha e clique na data e horário de preferência. Clique em “Clique aqui para se inscrever no evento”.
Na próxima tela, confirme o benefício do Armazém da Família, selecione a opção “Armazém da Família” e clique em “Próximo Passo”.
Selecione o animal que precisa agendar a consulta e confirme a inscrição. Em seguida receberá no e-mail do cadastro a confirmação das inscrições e as orientações para o dia da consulta. Leia com atenção e siga todas as orientações. Compareça com pelo menos 10 minutos de antecedência na data e horário marcados.
Todas as inscrições em eventos e números de protocolo podem ser acessados no seu cadastro na “Área Restrita”, na seção “Inscrições em eventos.”