Representantes da Prefeitura e de blocos de rua de Curitiba se reuniram nesta quinta-feira (16/1), no Palácio 29 de Março, para tratar da organização do pré-carnaval 2025. O encontro foi convocado pelo secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, que colocou como prioridade o esforço do poder público em proporcionar a manutenção da ordem pública e segurança de todos os foliões no período.
“Nós estamos reafirmando o compromisso do prefeito Eduardo Pimentel em manter aberto o diálogo com todos os agentes envolvidos nesse momento, para que possamos assegurar que a cidade esteja em pleno funcionamento e atendendo a todos neste pré-carnaval”, disse Fachinello.
Os representantes da comissão dos blocos de rua e da frente dos ambulantes apresentaram demandas e reafirmaram o compromisso em trazer informações e subsídios para que a Prefeitura possa auxiliar a manter a organização e garantir a segurança nos eventos. Dentre os principais pontos debatidos estiveram o cadastro e a fiscalização dos vendedores ambulantes, a necessidade de uma força-tarefa para a manutenção da limpeza da cidade, protocolos de segurança e o estudo das melhores rotas e bloqueios no trânsito em cada dia de folia.
O secretário Fachinello anunciou que a Prefeitura de Curitiba já disponibilizou banheiros químicos e determinou a ampliação dos esforços das equipes de limpeza urbana durante o período. A Guarda Municipal e a Superintendência de Trânsito (Setran) farão o acompanhamento dos blocos e possíveis bloqueios pontuais de ruas. A Secretaria Municipal do Urbanismo vai realizar uma revisão do perímetro de atuação dos ambulantes, assim como um estudo, em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba, para o pré-cadastro e a identificação desses trabalhadores.
Os desfiles dos blocos do pré-carnaval acontecem semanalmente às quintas, sextas, sábados e domingos. A programação é divulgada pela comissão organizadora dos eventos.
Participaram do encontro o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior; o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti; a administradora da Regional Matriz, Ariane Regis Silva; a vereadora Laís Leão; e representantes das secretarias municipais do Urbanismo, da Defesa Social e Trânsito, do Governo Municipal, dos blocos e dos vendedores ambulantes.
A vereadora Laís Leão destaca que essa é uma demanda histórica dos blocos de Carnaval, que são uma expressão cultural muito importante para a cidade.
“Eu fico muito feliz de acompanhar esse avanço, tanto em termos de fortalecimento da cultura do Carnaval em Curitiba e também pela valorização do trabalho tão importante dos ambulantes. A gente está avançando para garantir uma festa segura, inclusiva, para todo mundo, que tem tudo para crescer muito e movimentar ainda mais a cidade. Avançamos nessa questão temporária do pré-carnaval desse ano, mas a gente também precisa ir além”, afirma.
“A gente tem um projeto de lei na Câmara bastante avançado, já nas comissões, tramitação avançada, construída em conjunto com os ambulantes, para dar mais segurança para os trabalhadores e também para os foliões. Então, estamos trabalhando para aprovar esse projeto mais moderno ainda esse ano e eu estou bastante otimista que a gente vai ter cada vez um Carnaval mais forte, um espaço mais seguro, feliz e fortalecido para todo mundo que gosta bastante dessa festa aqui em Curitiba”, diz a vereadora.