Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma cerimônia em memória dos dois anos dos atos antidemocráticos de 2023. Durante o evento, realizado em Brasília, Lula fez uma referência bem-humorada ao apelido popular do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, chamado de “Xandão”.
Em seu discurso, Lula destacou o fato inusitado de um ministro do STF ser amplamente reconhecido por um apelido atribuído pela população. “Eu tenho 79 anos de idade, já vivi muito, e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido. Um apelido dado pelo povo, chamado ‘Xandão’. E, desse apelido, você nunca mais vai se libertar”, disse o presidente, em tom descontraído, arrancando risadas do público presente.
Alexandre de Moraes, indicado ao STF em 2017 pelo ex-presidente Michel Temer, é o relator das ações relacionadas aos ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Ele tem sido peça-chave nos julgamentos dos envolvidos no caso.
Além disso, o evento trouxe à tona investigações da Polícia Federal que revelaram um suposto plano de assassinato envolvendo Lula, Moraes e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) no final do governo Jair Bolsonaro (PL), em 2022.