A BlaBlaCar, plataforma que conecta usuários interessados em compartilhar caronas, comunicou nesta segunda-feira (23) que encerrará suas atividades no Paraná a partir do dia 30 de dezembro. A decisão ocorre em cumprimento a uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que proibiu a empresa de operar no estado sob a alegação de prestação ilegal de transporte intermunicipal.
A ação foi movida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná. De acordo com a decisão, o modelo de negócios da BlaBlaCar estaria infringindo as regulamentações locais de transporte.
Apesar da liminar, a BlaBlaCar confirmou que manterá as viagens previamente programadas durante o período de Natal, justificando a complexidade na implementação imediata da decisão judicial e visando respeitar os usuários que já haviam se organizado. A empresa também informou que recorrerá judicialmente assim que for notificada oficialmente.
Em nota, a plataforma destacou que a medida parece resultar de um equívoco em relação ao propósito de seu modelo de caronas, que visa compartilhar custos e promover a mobilidade sustentável. Segundo a BlaBlaCar, a decisão impactará os cerca de 2 milhões de usuários no Paraná e tornará o estado a primeira região no mundo onde a empresa precisará interromper suas operações devido a uma ordem judicial preliminar.