Curitiba, conhecida por seus espetáculos natalinos que atraem multidões, teve em 2024 um Natal ainda mais especial, marcado por um espírito solidário nunca visto na cidade. Em parceria com voluntários, empresas e a população, o município organizou várias ações que levaram esperança e acolhimento a centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo crianças, adolescentes e adultos em situação de rua. Até quem estava internado em hospitais recebeu afeto.
Um dos destaques foi a Curitiba Solidária – Campanha Natal 2024, promovida pela Prefeitura e que incentivou os curitibanos a presentear 1.900 crianças e adolescentes atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS). Os presentes, escolhidos pelas próprias crianças, foram entregues em festas emocionantes que aconteceram na sede da fundação e nas unidades onde são atendidas.
Mesa Solidária
O programa Mesa Solidária proporcionou ceias especiais para pessoas em vulnerabilidade social, com cardápios generosos e momentos culturais. Na última quarta-feira (18/12), 450 lanches doados pelo Hard Rock Café foram distribuídos no Mesa Solidária Luz dos Pinhais. Para completar o momento, o cantor Rogério Cordoni, conhecido por interpretar Elvis Presley, animou o público com clássicos do rei do rock norte-americano.
As ações do programa continuam neste sábado (21/12) e na próxima segunda-feira (23/12). Neste sábado, o Mesa Solidária Patrícia Casillo, no Jardim Botânico, servirá 300 almoços doados pelo Restaurante Madalosso, mesma quantidade que será oferecida no dia 23 no Mesa Solidária Luz dos Pinhais. O cardápio incluirá risoto de frango, polenta crocante e frango a passarinho, acompanhados de refrigerantes e brownie como sobremesa.
Ações Voluntárias
Iniciativas como as da Associação Batista de Ação Social (Abasc), do Projeto Gadareno, que é da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular, e da organização social Amigos em Ação, em parceria com a FAS, garantiram cafés e ceias completas, repletas de pratos tradicionais e sobremesas, para quase 300 homens e mulheres em situação de rua atendidos pela fundação.
As festas foram realizadas nos Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP) Doutor Faivre e Solidariedade, e nas Casas de Passagem para Mulheres, Padre Pio e Boqueirão.
Em todas as ações, as unidades foram cuidadosamente decoradas pelas equipes técnicas, voluntários e usuários para aproximar as pessoas atendidas. Além de muita comida boa, os usuários participaram também de momentos culturais e de reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal.
Para muitos, como Arlindo José Furtado, frequentador do programa Mesa Solidária, as ações significaram mais que refeições. “Esse lugar é muito especial. As pessoas se preocupam com a gente. É um alívio saber que não estamos sozinhos”, afirmou o aposentado de 76 anos.
Esperança renovada
As festividades solidárias integraram o tradicional Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais e mostraram a importância da generosidade nesta época do ano principalmente para aqueles que estão com seus vínculos familiares rompidos ou que não possuem mais nenhum familiar. “É com esse propósito que as ações foram realizadas nas unidades onde as pessoas passam pelo processo de superação da condição de rua”, explica a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Grace Puchetti.
Hans Werner Heinrichs, pastor da Comunhão Cristã Shalom, ressalta que para os voluntários a realização das ceias de Natal representa uma oportunidade de abençoar pessoas. “Fazemos isso com o coração alegre e grato porque amamos a Deus e, como seus filhos, ajudamos uns aos outros. Entendemos que nunca devemos desprezar uma pessoa que é menos favorecida”, diz.
Atrações no hospital
Uma ação do Natal Solidário surpreendeu e emocionou os pacientes do Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho, na última terça-feira (17/12). Eles ouviram músicas temáticas e receberam presentes nos quartos. A inciativa foi da Comissão de Humanização do hospital em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), que intermediou a doação de 180 kits de O Boticário.
Os funcionários do hospital cantavam músicas natalinas enquanto percorriam os quartos para entregar os presentes ao lado do “Papai Noel” José Ângelo Flores. O pedreiro Ailton Francisco de Almeida, que se recupera de uma operação nos pulmões, chorou com a visita.