Foram pequenos flocos de neve, mas foram históricos. Desde 1999 não nevava no mês de abril no Brasil. Ontem de madrugada, a precipitação congelada aconteceu na cidade de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense. Coincidência ou não, assim como na década de 90 as temperaturas despencaram de 30°C para 0°C de um dia para o outro.
Em Curitiba, na sexta-feira (29), amanheceu com 4,9°C de miníma. Em todo o Paraná, a temperatura mais baixa foi de 0,2°C em General Carneiro, Região Sul. Para os próximos dias, as temperaturas devem seguir baixas, passando dos 10°C de mínima apenas na segunda-feira, segundo o Instituto Meteorológico Simepar.
Coincidência
Nevar em abril é uma raridade. Até hoje, somente se tinha notícia de neve no Brasil em abril entre os dias 16 e 17 do mês em 1999, segundo o Instituto Met Sul, que, em 2013, quando nevou em Curitiba, foi o primeiro instituto a prever que o fenômeno poderia acontecer. Segundo o instituto, é provável que não seja uma coincidência a neve deste ano e a de 1999.
“Inegável, porém, a raridade e excepcionalidade de ter nevado agora, ainda oficialmente com El Niño no Pacífico (em 1999 havia La Niña) e num mês que dias antes tinha registrado quase 40ºC no Sul do Brasil”, diz o Met Sul
Segundo os meteorologistas, a explicação é que quando o El Niño começa a perder força as temperaturas seguem exatamente os padrões para a estação do ano, o que deverá trazer um dos invernos mais rigorosos de todos os tempos. Para dar mais crédito a isso, resta lembrar que, em abril do ano passado, não fez menos de 10°C em Curitiba.
Vai nevar?
Conforme explicam os meteorologistas, para nevar em Curitiba e região são necessários vários fatores, como uma frente fria com massa de ar polar, algo que não é simples de acontecer. Em 2013, os poucos flocos de neves que caíram foram suficientes para fazer a alegria dos paranaenses. Internautas, inclusive, já criaram um evento para esperar a neve em Curitiba, marcada para o dia 23 de julho, data escolhida ao acaso. Clique aqui e confira o evento.
Por enquanto, não há como precisar se nevará em Curitiba, mas em um inverno que promete, por que não?
Fonte: Banda B