O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segue em recuperação após passar por um procedimento médico para evitar um novo sangramento cerebral. Segundo a equipe médica, um novo boletim sobre sua saúde será divulgado nesta sexta-feira (13). A previsão é de que Lula deixe o hospital no início da próxima semana, entre os dias 16 e 17.
Na noite de quinta-feira (12), o presidente teve o dreno intracraniano retirado e deve sair do regime de cuidados intensivos ainda hoje. Ele permanecerá no mesmo local onde está internado, mas sem o monitoramento contínuo de 24 horas. Os médicos relatam que Lula está lúcido, orientado e conversando normalmente, além de estar se alimentando bem e recebendo visitas de familiares.
A recomendação da equipe médica é de repouso relativo, evitando esforços físicos e situações de estresse emocional. Ao retornar a Brasília, previsto para a próxima semana, Lula poderá retomar suas atividades, desde que respeite os limites indicados pelos profissionais de saúde. O cardiologista Roberto Kalil Filho reforçou que o presidente deve evitar sobrecarga física, mesmo ao voltar ao trabalho.