Faleceu na madrugada desta quarta-feira (11), em Curitiba, aos 81 anos, Agenor Dallagnol, pai do ex-procurador da República Deltan Dallagnol, conhecido por sua atuação como coordenador da Operação Lava Jato. Agenor era procurador de Justiça aposentado do Paraná e estava internado há três semanas na UTI do Hospital Nossa Senhora das Graças, na capital paranaense.
Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, Agenor formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná e iniciou sua carreira como promotor de Justiça em Francisco Beltrão, no sudoeste do estado. Ele enfrentou a criminalidade com coragem, atuando em casos emblemáticos durante sua trajetória no Ministério Público.
Deltan Dallagnol fez uma homenagem emocionante ao pai nas redes sociais, destacando sua trajetória de superação, valores éticos e dedicação à família e à Justiça. “Meu pai foi o menino mais velho de uma família pobre de imigrantes italianos […] Quebrando a cultura, meu avô o enviou para estudar. […] Apaixonado pela Justiça, chegou a ir sozinho prender bandidos famosos quando a polícia se recusou a fazer”, escreveu o ex-procurador.
View this post on Instagram
Agenor deixa a esposa, Vilse Dallagnol, os filhos Deltan e Édelis, e três netos, Thomas, Luísa e Sofia. O velório ocorre nesta quarta-feira (11), das 17h às 22h, na Capela Vaticano, no bairro Bom Retiro, em Curitiba, com um culto às 20h.
A notícia do falecimento foi anunciada pelo deputado Fábio Oliveira durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Paraná.