O Paraná enfrenta uma semana de tempo instável devido à presença de uma frente fria que provoca condições adversas, como o aumento das áreas de risco no estado. Segundo a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a frente fria deverá se afastar para o Sudoeste do país até terça-feira, 10 de dezembro. No decorrer do dia, o tempo começa a melhorar, com a predominância do sol nas regiões Oeste e Sudoeste do estado.
Em Curitiba, as condições climáticas associadas à frente fria devem continuar, com chuvas até, pelo menos, quarta-feira, 11 de dezembro. A partir de quinta-feira, 12 de dezembro, a situação tende a se estabilizar, especialmente no interior do estado. No entanto, na Região Metropolitana de Curitiba, ainda é possível que ocorra garoa durante a manhã e à noite nos próximos dias.
Alertas de tempestades estão em vigor para diversas regiões do estado, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitindo alertas laranja e amarelo para chuvas intensas, com volumes que podem variar de 30 a 100 mm/dia, além de ventos fortes de até 100 km/h. O aviso também inclui riscos de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As áreas afetadas pelo alerta incluem a Região Metropolitana de Curitiba, Norte Pioneiro, Centro Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Centro Oriental, Centro-Sul e Sudeste do Paraná.