Segundo a rádio Band News, FM 96,3 de Curitiba, o espetáculo teatral “Pornô Gospel”, que estreou no dia 19 de maio no Mini Auditório do Teatro Guaíra, causou revolta de segmentos cristãos e evangélicos da sociedade curitibana.
Membros do grupo de teatro chegaram a registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia e a reforçar a segurança durante as apresentações depois de ameaça
A peça é uma comédia, com sátiras baseadas em fatos reais, noticiados em grandes veículos de comunicação. Como faz uma crítica ao comportamento de pastores evangélicos na exploração da fé, na política, e faz uma associação ao lançamento de produtos eróticos exclusivos para evangélicos, o espetáculo é acusado por fiéis de generalizar e atacar a fé cristã.
O pastor Tiago Ferro, fundador do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política, no Paraná, e diretor do Conselho de Ministros Evangélicos do Estado, afirma que a chamada, o nome, e as referências a políticos evangélicos, ofendem o segmento cristão.
A direção da peça esclareceu que há oito meses, quando o espetáculo começou a ser pensado, o nome “Pornô Gospel” já existia. É uma referência a produtos que estão no mercado de sexshop, apresentados na Erotika Fair, em São Paulo no ano passado.
Além disso, existem filmes destinados ao público evangélico. O produtor da peça, Fernando Cardoso, afirma que todo o roteiro da comédia é baseado em fatos reais e não houve ofensa à fé das pessoas.
A diretora da peça, Mariana Zanette, afirma que os temas principais são “política” e o “mau uso da fé das pessoas”. Segundo ela, todos elegeram políticos corruptos, tanto na esquerda quanto na direita, e a peça cita exemplos de exploração por meio da religião.
Segundo os organizadores, a peça é totalmente independente, paga por meio de financiamentos coletivos pela internet, no site Catarse. (veja abaixo) Não há qualquer uso de recursos de leis de incentivo à cultura.
O grupo nega que tenha panfletado durante a Marcha para Jesus, ou qualquer outro ambiente relacionado à religião. Os próprios membros do grupo fizeram a divulgação das apresentações.
Grupo arrecada dinheiro para fazer peça teatral “Pornô Gospel”
Para realizar esse polêmico projeto, o grupo precisava arrecadar 12 mil reais, para isso eles lançaram uma campanha via internet para arrecadar esse valor. Em pouco tempo, eles superaram o valor da meta, chegando a faturar R$13.160, com o apoio de 66 pessoas.
Personagem baseado no pastor Silas Malafaia
O que chama a atenção nessa peça, é o nome de um personagem que faz alusão ao pastor Silas Malafaia, “…tenta conseguir apoio com o famoso comunicador do Senhor, o apresentador de TV, pastor Jair Malagaia.”, esta escrito no resumo do projeto que transcrevemos abaixo.
PORNÔ GOSPEL é uma sátira sobre as relações sociopolíticas da atualidade, comédia que acontece em Paradise City, uma cidade perfeita com moradores perfeitos. No entanto, após uma catástrofe na cidade vizinha, o município perfeito recebeu, milhares de pessoas, digamos, um tanto assim, diferentes.
É ano de eleição à prefeitura da cidade, a deputada e candidata do Partido Missionário do Senhor, Holly Holla Cristy tenta conseguir apoio com o famoso comunicador do Senhor, o apresentador de TV, pastor Jair Malagaia.
Através da sua Igreja e de seu programa de TV de caráter internacional, prega os princípios da moralidade calcado na cura das perversões através de seus produtos. É sócio e empresário da cantora gospel Nara Lira, ela é dona de uma rede de lojas de produtos do Senhor (livros, cds, camisetas, presentes), agora está lançando no mercado, uma linha de produtos eróticos, feita especialmente para crentes.
Com a eleição municipal, muitas situações vão sendo relevadas em Paradise City e mudanças serão necessárias para a ordem da cidade.
Precisamos de sua ajuda e apoio. PORNO GOSPEL é um projeto independente feito por artistas que acreditam no teatro como instrumento de modificação social e possibilidade de novas descobertas.
Vídeo do projeto de teatro Pornô Gospel
[youtube]https://youtu.be/HrF3eNyj488[/youtube]